Todas as áreas do corpo expostas ao sol estão sujeitas a manchas, principalmente locais como rosto, pescoço, colo, braços e pernas. Por isso, o uso do filtro é fundamental! Mas se você já possui manchas solares, não se preocupe: existem tratamentos para minimizá-las também. Em conversa com a dermatologista Juliana Jordão, o Dermaclub tirou dúvidas sobre as melhores formas de evitar e minimizar manchas na pele. Confira!

Como as manchas solares podem surgir na pele?

Segundo a médica, a exposição solar é o principal fator de risco para manchas na pele, mas não o único! “Um dos tipos de manchas é o melasma, que pode ser acentuado com o mormaço. Ele também pode surgir ou piorar com o uso de contraceptivos orais, exposição ao sol ou ao calor excessivo durante a gestação”, explicou.

Descubra como evitar as manchas solares na pele

De acordo com Dra. Juliana, para evitar o surgimento de manchas na pele é preciso tomar algumas medidas. A proteção solar regular, com reaplicação a cada duas horas, mesmo que em ambientes fechados sob luz branca ou luz de computador; e o uso de barreiras físicas durante a exposição solar, como roupas, chapéu e guarda-sol, são imprescindíveis!

Além disso, também é preciso estar atenta a algumas situações específicas. De acordo com a dermatologista, o uso de métodos contraceptivos não hormonais, como o DIU, colabora para a minimizar as chances das manchas hormonais. “E é importante informar que essas manchas solares não são consideradas graves, são apenas inestéticas”, explicou a Dra. Juliana.

Veja como tratar a pele com manchas solares

De acordo com a médica, os tratamentos para esta finalidade se baseiam no uso de cremes clareadores noturnos, prescritos pelo dermatologista. Algumas substâncias consagradas pelo seu poder de clareamento, como a vitamina C - que ainda é antioxidante -, podem colaborar para um tratamento de sucesso!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.