O envelhecimento da pele é um processo natural e seus primeiros sinais são notados tanto no rosto, quanto em outras regiões, como pescoço, colo e mãos. Dessa forma, o surgimento de manchas, a perda de viço e o ressecamento são alguns dos efeitos mais comuns, e que podem ser minimizados com um estilo de vida saudável e produtos apropriados. Confira como retardar essas manifestações da idade!

Saiba quais são os primeiros sinais de envelhecimento da pele do corpo

Com o avançar da idade, o corpo sofre com a diminuição da produção de colágeno, ocasionando a flacidez, que é uma das características mais comuns do envelhecimento. “As regiões que exigem menos dos músculos e possuem maior acúmulo de gordura, como a parte interna das coxas, o glúteo e o abdômen, são as mais propícias à perda de tonicidade”, afirmou a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo. Além disso, áreas comumente expostas ao sol, como colo, costas, braços e mãos, costumam apresentar manchas acastanhadas, conhecidas como melanoses solares, em decorrência do acúmulo da ação dos raios ultravioleta.

Descubra o que fazer para minimizar o envelhecimento do corpo no seu dia a dia

Inserir algumas mudanças de hábito simples no seu dia a dia cooperam para que os sintomas do envelhecimento sejam retardados. Dá uma olhada nas dicas abaixo:

- Pratique atividades físicas e equilibre a alimentação: além de melhorar a qualidade de vida e a saúde de todo o organismo, essas atitudes são grandes aliadas para combater o envelhecimento da pele porque condicionam a musculatura, prevenindo a flacidez;

- Mantenha a hidratação do corpo: investir na hidratação e apostar em produtos ricos em ativos antienvelhecimento são as melhores alternativas para conter o ressecamento da pele;

- Não esqueça do protetor solar: a exposição solar destrói progressivamente as fibras elásticas da pele, sendo um dos principais fatores responsáveis pelo seu envelhecimento. Por isso, invista na aplicação reaplicação diária do filtro solar.

Confira como reduzir os sinais de envelhecimento que já apareceram na pele

De acordo com a dermatologista, após o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento, é recomendado tratá-los com dermocosméticos que possuem ativos capazes de uniformizar a textura da pele e recuperar seu viço. Para isso, busque por produtos que contenham vitamina C, para combater a ação dos radicais livres, reduzindo o envelhecimento celular; e ácido hialurônico, com alto poder hidratante e capacidade de reter a água do corpo, contribuindo para a minimização das rugas e outras marcas.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.