Diferente de outras áreas do corpo, os lábios possuem características únicas e, por isso, devem ser cuidados de forma adequada. O ressecamento e as rachaduras são muito comuns nessa região, mas você sabe o por quê? Para solucionar essas e outras questões, incluindo hidratação intensiva e esfoliação, o DermaClub convidou a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, que deu o caminho das pedras para conquistar uma boca bonita e saudável.

Por que os lábios ressecam: dicas preciosas de cuidados com a região

As glândulas sebáceas e a água criam uma barreira cutânea, protegendo e equilibrando a nossa pele. Nos lábios existe pouco sebo e apenas hidratação hídrica, o que explica a maior sensibilidade da região. “Por isso, quando há mudança de temperatura, principalmente no frio, ou quando um ácido aplicado na pele acaba escorrendo para a boca, a área fica sensível e tende ao ressecamento”, explicou a médica.

Além de já serem mais delicados pela falta de oleosidade, os lábios ainda têm contato direto com a saliva, que prejudica a cicatrização. “Muitos pacientes possuem o hábito de passar a língua e tirar as pelinhas ao morder a boca, causando traumatismos e ainda mais ressecamento devido ao pH ácido da saliva”, afirmou.

Cuidados especiais para lábios ressecados: descubra como deixá-los impecáveis

“É fundamental o uso dos lip balms e reparadores de barreira labial para conferir uma proteção extra”, comentou Vanessa, que indica como melhores ativos para recuperação o pantenol, a manteiga de karité, manteiga de cacau, vaselina e ácido hialurônico.

Aposte na esfoliação para conquistar lábios macios e saudáveis

Segundo a dermatologista, a esfoliação é muito bem-vinda, mas requer cuidados. “Quando fazemos de forma muito agressiva, em vez de remover as células, traumatizamos a região. Invista em esfoliantes específicos para os lábios, que têm grânulos menores e são menos abrasivos. Faça movimentos circulares bem suaves, uma vez por semana”, indicou Vanessa.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.