Se você não tem o costume de beber bastante água ao longo do dia, é o momento de rever esse hábito - e de se beneficiar com as vantagens que o líquido pode proporcionar durante o verão! A falta de água não provoca apenas a desidratação, mas todo um desequilíbrio funcional e metabólico que pode atingir todas as células do corpo, incluindo as da pele. Para entender melhor a importância desse líquido e as consequências de sua carência, o DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo. Confira!

Beber água é fundamental para a saúde da pele: entenda o por quê!

Além de compor o manto hidrolipídico - a barreira que protege o organismo de agentes nocivos -, o líquido também está entre as células da pele e age na sua sustentação. “Ao atuar no equilíbrio funcional e metabólico de todas as células do corpo, a água garante a defesa, elasticidade, maciez e integridade da pele”, completou a dermatologista.

Leve uma garrafinha com você! Descubra os benefícios que a água proporciona à pele

A quantidade de água recomendada varia de acordo com o peso, a idade e o nível de atividade física de cada indivíduo, mas, geralmente, o recomendado pelos especialistas é o consumo de dois litros por dia. Para garantir isso, que tal levar uma garrafinha sempre na bolsa? Assim, você aproveita vários benefícios: a água também ajuda a eliminar toxinas e até a combater a celulite! “Ela também colabora na manutenção da temperatura adequada do corpo e melhora a função digestiva do organismo”, indicou também a Dra. Flávia.

Alerta: seu corpo precisa de água! Conheça os principais sintomas da falta do líquido no organismo

Sede, cansaço excessivo, náuseas e até dor de cabeça: se você já sentiu um desses sintomas, pode ser que a carência de água seja o motivo. “A falta de reidratação pode levar a manifestações ainda piores, como a taquicardia e a descompensação cardiovascular”, advertiu a médica. Enquanto isso, a pele também sente a ausência de água e tende ao ressecamento. “Na desidratação, a pele se torna seca e quente”, completou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.