No verão, é comum ficar mais tempo com os cabelos presos ou molhados, já que estas são algumas das formas mais práticas de minimizar o calor intenso. No entanto, nesta estação, é preciso ter cuidado redobrado com os nossos fios! Quer saber quais são os mitos e verdades relacionados ao tratamento das madeixas durante essa época? Confira!

O suor é considerado como um vilão para a saúde dos fios

Verdade! O suor é um um mecanismo natural que controla a temperatura do corpo. Quando produzido em excesso, pode ressecar os fios e causar caspa. Por isso, é importante evitar o uso constante de chapéus e bonés e lavar os cabelos com frequência - pelo menos uma vez por dia em caso de transpiração excessiva.

O verão é responsável pela queda intensa dos cabelos

Mito! Clima e estação não fazem as madeixas caírem. No entanto, nessa época do ano, com o maior contato com o cloro da piscina e pela incidência dos raios solares, é comum que os fios fiquem mais ressecados e se quebrem, mas não se deslocando desde a raiz. Fatores externos podem até interferir na velocidade do crescimento, mas não ocasionam a queda.

Deixar o cabelo muito tempo preso pode danificar os fios

Verdade! Quando chega o verão, os coques e rabos de cavalo são presença garantida na cabeça da maioria das mulheres. No entanto, amarrar os fios com muita frequência e com força pode levar o fio à quebra. Para evitar que isso aconteça, o ideal é diminuir o número de vezes que se deixa os cabelos presos e optar por elásticos de tecido, que fica mais frouxo sobre as madeixas.

Produtos capilares com filtro solar minimizam os danos do verão

Verdade! Produtos que protegem as madeixas dos raios UVA e UVB minimizam o envelhecimento dos fios, além de hidratar e selar a fibra capilar. Dessa forma, cria-se uma película em torno dos fios, que reflete a luz solar e impede que os raios extraiam a umidade do cabelo.

Agora, aproveite a estação mais quente do ano e não se esqueça dos cuidados com os seus fios!