Muita gente já ouviu falar em água termal, mas qual a função do produto? Originária das estações termais francesas, ela é mais mineralizada que a água comum. De acordo com a Dra. Vanessa Metz, da clínica homônima, o dermocosmético contribui para a reposição de sais minerais perdidos durante o dia pelo paciente. E o melhor: pode ser usado em todos os tipos de pele e também no cabelo. “Vale a pena dar uma borrifada várias vezes ao dia com o intuito de hidratar”, indicou. Saiba mais sobre a origem do produto, como usá-lo e os benefícios extras!

Conheça a origem da água termal

Além de conter uma quantidade maior de sais minerais, a água proveniente de estações termais francesas se diferencia da que utilizamos para necessidades diárias por ter pH neutro e alcalino - o da água que bebemos e lavamos rosto e corpo, geralmente, é ácido -, e não ser tratada quimicamente. Pelo fato de possibilitar a melhora de estados inflamatórios e de irritação, esses reservatórios recebem ao longo do ano muitos pacientes acometidos por doenças dermatológicas como a dermatite atópica e a psoríase e pacientes que buscam tratamento, como pacientes com queimaduras.

Confira abaixo os principais benefícios da água termal!

1) Antioxidante, pois protege as células dos radicais livres;
2) Acalma a pele;
3) Refresca a derme durante exercícios;
4) Alivia o incômodo do pós-barba e pós-depilação;
5) Ameniza a sensação de queimaduras solares;
6) Suaviza irritações e coceiras.

Inclua a água termal em sua rotina de cuidados com a pele

O dermocosmético pode ser incluído no ritual de cuidados com a pele juntamente com outros produtos. “Tem paciente que o utiliza toda vez que vai reaplicar o protetor solar. Ele espalha um pouco de água termal e, em cima, passa o filtro”, relatou a médica. Por sua função tonificadora, ela também faz parte da limpeza pré-maquiagem. “Já vi maquiador fazer a preparação da pele aplicando a água e deixando que ela evapore sozinha. E só assim ele começa a maquiagem”, contou, afirmando que o produto também ajuda a fixar a make.

Conheça os benefícios da água termal após procedimentos estéticos

Além de hidratar e tonificar, a água termal também acalma a pele após tratamentos como o peeling, que a deixa mais ressecada. Nesses casos, a dermatologista sugere a utilização do dermocosmético em baixas temperaturas para melhores resultados. “Quando o paciente faz a aplicação, a pele já fica melhor. Se conservar na geladeira e usá-la geladinha, acalma ainda mais”, recomendou.

Como cuidar dos cabelos com a água termal

Vale lembrar que o produto não serve somente para o rosto. Dias de sol e tempo livre combinam com praia e piscina e, consequentemente, expõem o cabelo à ação do sal e do cloro. Segundo a Dra. Vanessa, a água termal ajuda a remover esses componentes dos fios. “Se você não tem uma água mineral ou uma ducha de água doce, você pode usar a água termal”, explicou, garantindo que o dermocosmético é um ótimo item para ser levado em sua bolsa de praia ou piscina.

Cuidados especiais antes de usar a água termal

Dra. Vanessa concedeu as orientações para usar a água termal:

- Nunca agite o frasco
- Borrife o produto com o frasco na vertical
- Não borrife próximo ao local indicado. O ideal é respeitar uma distância de 20 centímetros

Inclua a água termal em sua rotina de cuidados com a pele!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.