Os olhos ganham grande destaque na face, como se fossem o o nosso cartão de visitas. Por isso, manter a região bem cuidada é essencial para a saúde da pele, já que é a área mais fina e sensível do órgão. O DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Addor, da cidade de São Paulo, que concedeu dicas de como cuidar do local e deixá-lo mais iluminado. Confira!

Entenda como devem ser os cuidados com a região dos olhos

Segundo a médica, a área possui a derme muito fina e é constantemente solicitada pela musculatura facial, sendo uma das primeiras a exibir os sinais de envelhecimento. “Devido a proximidade com os olhos e a mucosa ocular, os produtos aplicados devem ser apropriados, com ingredientes suaves - evite aqueles que contenham algum ácido ou álcool, e opte pelos oftalmologicamente testados”, esclareceu.

Descubra qual a melhor forma de iluminar a área

Para a especialista, a melhor maneira de iluminar a região dos olhos é usando maquiagem, por isso, aposte em iluminadores, sombras e lápis claros no canto interno dos olhos e no topo das maçãs do rosto. “É importante lembrar que no fim do dia, ou da noite, é imprescindível remover toda a maquiagem da face. Use demaquilantes suaves - como as águas micelares, hidrate e, principalmente, proteja usando filtros solares”, atentou.

Saiba como tratar de olheiras e do aspecto cansado das vistas

De acordo com a dermatologista, o aspecto inchado e profundo do que é conhecido como vista cansada é uma predisposição genética. “Além do tratamento médico propriamente dito para a melhora efetiva, compressas frias reduzem o edema e a vasodilatação”, explicou.

A médica afirmou que, no caso das olheiras o ideal é usar produtos que contenham ativos que equilibrem a microcirculação local e tenham ação inibidora da síntese da melanina. “Esse tipo de dermocosmético deve ser usado após a avaliação de um dermatologista, pois detectar o elemento predominante - vascular ou pigmentar - é fundamental. Além disso, procedimentos como o laser podem ser eficazes no tratamento das olheiras”, esclareceu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.