As olheiras ocorrem por diversos motivos e possuem diferentes características, mas uma coisa é certa: seja qual for a mancha ao redor dos olhos, o incômodo com a aparência é o mesmo. Manter uma alimentação balanceada, acompanhada de tratamentos adequados pode melhorar o aspecto do problema. O DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, que contou como os alimentos podem influenciar no visual dos edemas e como tratá-los. Confira!

Descubra como a alimentação pode influenciar no surgimento das olheiras

Segundo a médica, a mudança na aparência das olheiras é dinâmica. “Em pessoas predispostas, os excessos - como de bebidas alcoólicas e sal - podem estimular o surgimento de edema na região, os famosos ‘olhos de ressaca’. Mas não há alimentos que, comprovadamente, piorem as olheiras”, explicou, ressaltando que comidas que contenham muito açúcar provocam a glicação, que a longo prazo podem acelerar o envelhecimento - prejudicam a estrutura de colágeno, fazendo com que a pele perca firmeza.

Saiba quais alimentos podem ajudar a melhorar o aspecto da pele

Para a especialista, praticamente todos os alimentos ajudam a melhorar o aspecto da pele, o importante é manter o equilíbrio. “A indicação de uma suplementação de nutrientes dependerá do problema ou desequilíbrio apresentado pelo paciente. Por isso, o dermatologista é o profissional indicado para o diagnóstico e, eventualmente, prescrição de um nutracêutico ou encaminhamento ao nutricionista para uma programação alimentar”, esclareceu.

Dermatologista explica como melhorar o visual das olheiras no consultório

De acordo com a Dra. Flávia, os dermatologistas são os especialistas capazes de identificar os elementos predominantes nas olheiras. Só depois do exame clínico é possível indicar e realizar o procedimento ou associação de procedimentos adequados. “As técnicas mais usadas são lasers, preenchimento, microagulhamento e os peelings”, comentou.

Descubra como melhorar o aspecto das olheiras com produtos

Segundo a dermatologista, existe uma grande variedade de produtos específicos para a área. “Eles são desenvolvidos para a região sensível dos olhos e podem melhorar levemente os sinais das olheiras, ou mesmo quando estão no início. A maquiagem corretiva também é uma valiosa aliada, inclusive durante o tratamento”, indicou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.