Considerada uma das regiões mais sensíveis do corpo devido à pele mais fina, a área dos olhos é mais propensa a rugas, linhas de expressão, olheiras e bolsas. Dessa forma, é ideal que seja tratada e hidratada corretamente. Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo, a fim de entender tudo sobre os cuidados e tratamentos ideais para a pele ao redor dos olhos. Confira!

A região dos olhos é considerada a mais sensível. Por quê?

A Dra. Flávia explicou que a espessura da pele nessa região é mais fina do que em outras regiões da face. Além disso, possui grande quantidade de vasos no local, o que determina maior absorção dos produtos de uso tópico que aplicamos, assim, está mais suscetível a alergias e irritações. “Sem contar que levamos tudo com as nossas mãos aos olhos: esmalte, perfume, cremes… Fica mais fácil sensibilizar, irritar e ressecar a região”, explicou a Dra. Flávia.

Veja porque a área dos olhos precisa de hidratação constante

“As agressões externas podem lesar a pele palpebral, e assim, permitem a perda de água”, afirmou a dermatologista. Dessa forma, a hidratação correta da área é fundamental para restabelecer a barreira de proteção.

Quais os métodos de hidratação mais indicados?

De acordo com a médica, os dermocosméticos que contêm ativos hidratantes formam uma espécie de “filme protetor”, evitando a evaporação da água. Além disso, pode-se utilizar produtos que possuam substâncias que estimulam a migração de água para a pele, conferindo, assim, mais viço e suavizando as linhas de expressão.

Produtos antienvelhecimento x hidratantes: quais são as diferenças?

A médica conta que hidratantes são cremes que restauram a barreira cutânea, melhoram o funcionamento da pele, evitam irritações e retêm água no local. “Já os produtos antienvelhecimento têm como principal objetivo reverter os danos do tempo através de ativos que suavizam linhas de expressão, e melhoram as bolsas e a flacidez”, esclareceu. Consulte o seu dermatologista e pergunte a ele qual estilo combina mais com a sua pele!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.