As agressões externas que a pele sofre desencadeiam diferentes reações no corpo. Uma dessas respostas do organismo é o ressecamento, que pode promover coceira, vermelhidão e descamação. Além de hidratar muito bem com o auxílio de cremes e água termal, você pode mudar alguns hábitos simples no dia a dia que garantem maior hidratação da pele. Confira:

1) Evite esfregar toalhas rígidas na face: o perigo deste hábito está na fricção, que remove a camada de óleo que protege a hidratação da pele. Dê preferência às toalhas macias de algodão, e apenas pressione-as sobre o corpo para secá-lo.

2) Elimine o contato com a água quente: as altas temperaturas da água removem a camada de gordura que protege a pele. Isso pode causar sensação de repuxamento, vermelhidão e coceira. Aposte em banhos mornos ou frios e não demore embaixo do chuveiro.

3) Diminua o uso de buchas e esponjas: as esfoliações devem ser feitas uma vez por semana, já que o uso exagerado desse tipo de produto deixa a pele vulnerável e ressecada. Nunca use esse tipo de acessório no rosto e lembre-se de hidratar muito bem a pele com cremes e água termal. Produtos com ativos calmantes são perfeitos para o caso!

4) Procure usar produtos específicos: além do risco de reações, o uso de sabonetes e dermocosméticos inapropriados para o seu tipo de pele podem agravar o ressecamento. Procure um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia para que ele possa indicar os melhores produtos para o caso.

5) É preciso remover toda a maquiagem: de nada adianta passar o dia com a pele impecável atrás de um make e não cuidar. É preciso remover completamente os produtos utilizados. Para isso, aposte em demaquilantes, soluções micelares – soluções com moléculas que atraem a oleosidade a sujeira sem agredia a pele - e sabonetes específicos para o seu tipo de pele.

6) Use demaquilante, mas não esqueça do hidratante: o uso do demaquilante é indispensável para remover todas as impurezas presentes na maquiagem. Além de dar preferência às fórmulas mais suaves, para diminuir a agressão, não se esqueça de aplicar o hidratante após a limpeza completa do rosto para nutri-lo completamente.