A cafeína é considerada um composto químico e está presente no cafezinho da manhã, no mate da hora do almoço ou no chocolate do fim da tarde. Ingerir a substância pode aumentar o nível de concentração, melhorar o desempenho físico e ainda auxiliar a perder peso, já que funciona como termogênico, acelerando o metabolismo. Mas você sabia que também existem efeitos positivos para a pele? O DermaClub te explica tudo abaixo!

Descubra o que é a cafeína e para o que ela serve

Segundo especialistas, a cafeína é um composto químico presente em alimentos e suplementos alimentares. A substância possui altos índices de aproveitamento pelo organismo, pois cerca de 95% da quantidade ingerida é metabolizada pelo fígado. Quando ingerido, proporciona ao organismo melhora no rendimento mental e motor, pois garante energia. Além disso, é um importante antioxidante e combate os radicais livres.

Entenda quais são os benefícios da cafeína para a pele

A cafeína está presente em diversos dermocosméticos e quando utilizada deixa a pele uniforme, suave e viçosa. Confira a lista com as principais funções da substância:

- Auxilia no tratamento de irritações e inflamações: o composto é rico em propriedade antinflamatórias, o que minimiza o efeito de irritações e inflamações e ainda diminui a vermelhidão;

- Reduz o efeito visual das olheiras: segundo a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, o problema pode ter coloração acastanhada, arroxeada e ainda pode ser acompanhada de inchaço e o papel da cafeína é reduzir as bolsas e a coloração. Já existem hoje no mercado produtos específicos para os olhos que tem a substância em sua composição;

- É importante para o tratamento de celulites: a médica Marilu Tiuba, de Salvador, na Bahia, afirmou que produtos ricos em cafeína e ácido hialurônico são ideias para melhorar a qualidade da pele. Para explorar ainda mais os benefícios da substância, adicione grãos de café moído na hora da esfoliação;

- Proporciona firmeza à pele: o composto também é um importante aliado na redução de rugas finas, tornando a pele mais firme e lisa. Dermocosméticos com cafeína, quando absorvidos pela pele, tonificam e proporcionam aspecto viçoso, melhorando a aparência.

Não se esqueça de conversar com o seu dermatologista para saber se o composto é ideal para as necessidades de sua pele!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.