Algumas mulheres estavam acostumadas a ouvir determinadas regrinhas de beleza desde pequenas, porém não é preciso se prender a certas afirmações. Você é livre e pode - na verdade, deve - fazer o que quiser e ousar da criatividade na hora de cuidar do corpo. Pensando nisso, o DermaClub separou 6 regras para você quebrar na próxima produção. Confira!

1) Pele perfeita é a do bebê

Esqueça isso! Cada pessoa tem uma visão do que é belo e, segundo a dermatologista Mylenne Torres, de Natal, Rio Grande do Norte, a pele ideal nada tem a ver com o esteriótipo ideal. “A pele impecável está livre de doenças e recebe cuidados diários, como limpeza, proteção solar e hidratação”, contou.

2) O corretivo deve ser mais claro que o seu tom de pele para disfarçar as imperfeições ao redor dos olhos

A cor do corretivo vai depender do que você quer esconder. Segundo a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, para disfarçar olheiras muito acentuadas o melhor são os corretivos coloridos. Quando o tom das manchas é arroxeado o cosmético amarelo/alaranjado é o mais indicado. Já para as acastanhadas, o ideal são produtos em cor lilás.

3) Batom escuro e olhos destacados não combinam

Essa regra já foi quebrada há muito tempo e, talvez, você só não tenha se dado conta ainda. Bocão e olhos marcados ornam, sim, e fazem o maior sucesso!

4) Você só pode usar brilho em festas e à noite

Toda mulher nasceu para brilhar! Batons cremosos, sombras com luminosidade, esmaltes cintilantes, roupas com pedraria... O que não faltam são opções e combinações ideais para cada ocasião e, claro, para o seu estilo. Solte a sua imaginação e não tenha medo de ousar!

5) A cor da sobrancelha deve ser a mesma dos cabelos

Por muito tempo acreditava-se que a cor das madeixas devia ser a mesma da sobrancelha. Hoje é possível ver cabelos coloridos e sobrancelhas naturais em perfeita harmonia. Tudo depende do seu gosto e seu estilo.

6) Mulheres de cabelo enrolado ou acima dos 30 não devem cortar franja

Ter franja não diz nada sobre sua maturidade ou tipo de cabelo. Das cacheadas às lisinhas, das crianças às mulheres maduras, o que importa é se sentir bem e cuidar para que os fios estejam hidratados e brilhosos.

As regras de beleza que você segue devem ser suas! Faça o que tiver vontade e sentir que te deixa mais bonita. A única regra é ser feliz.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.