Sabe quando a unha fica descamando ou quebra com facilidade? Fique atenta! Esses sintomas podem significar um problema sério, como também pode ser apenas uma falta de nutrientes no seu organismo. Por isso, não se desespere. O DermaClub conversou com a dermatologista Christiane Gonzaga, do Rio de Janeiro, para entender as causas e contar para você como melhorar esses efeitos. Confira!

Causa da quebra e descamação das unhas

A unha saudável é lisa e transparente, sem descamações e quebras constantes, apresentando crescimento contínuo. Por isso, quando o contrário disso acontece pode ser um reflexo da falta de nutrientes e vitaminas no organismo, já que as unhas e cabelos são os primeiros locais a apresentarem alterações.

Motivos para o enfraquecimento das unhas

Existem alguns motivos para o enfraquecimento das unhas, que vão desde a falta de nutrientes e vitaminas no organismo - principalmente vitamina A, Ferro e Zinco -, até algumas doenças mais graves, como anemia, diabetes e alterações no funcionamento da tireoide. No entanto, as causas mais comuns estão ligadas à falta de nutrientes ou ao uso contínuo de esmaltes e removedores, que ressecam e danificam a unha.

Quais hábitos devem ser evitados para que isso não aconteça?

“Evite a remoção de esmaltes com acetona, pois esta é uma substância química que pode ser agressiva para as unhas já enfraquecidas. Além disso, ao realizar tarefas domésticas, procure utilizar luvas para proteger contra a agressão dos produtos de limpeza. Caso suas unhas estejam muito enfraquecidas, evite retirar as cutículas - essa é uma boa medida para fortalecê-las, já que as cutículas servem de proteção”, explicou Dra. Christiane.

Como fazer para fortalecer as unhas?

Deixe as unhas sem esmalte pelo menos uma semana por mês, e adquira o hábito de retirar os esmaltes pelo menos um dia antes de visitar novamente a manicure, para que a região tenha um dia de descanso”, disse a especialista. Além disso, hidratar diariamente as mãos, unhas e cutículas com cremes apropriados para essa área e aplicar bases fortalecedoras e de tratamento antes da esmaltação são atitudes que colaboram para manter a saúde das unhas em dia.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.