A maquiagem é uma forma de destacar a beleza do rosto e, para não prejudicar a saúde da pele, é importante tomar alguns cuidados. A higienização de pincéis e de esponjas que auxiliam na aplicação dos cosméticos, além de garantir maior vida útil aos utensílios, previne a região de complicações. Por isso, o DermaClub te ensina como fazer a limpeza, que deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Descubra por que é importante limpar os pincéis e esponjas de maquiagem

Segundo a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, Paraná, a higienização dos pincéis e das esponjas é fundamental para a saúde da pele. “As ferramentas de maquiagem acumulam produto e poeira, favorecendo o desenvolvimento de bactérias e fungos. Além disso, instrumentos contaminados podem causar irritações ou dermatites, que desencadeiam doenças infecciosas como foliculite, micose e herpes”, esclareceu.

Saiba como devem ser higienizados os pincéis e esponjas de make

De acordo com a médica, o ideal seria limpar os materiais após o uso ou, pelo menos, uma vez por semana. Para isso, existem produtos específicos. “Uma outra alternativa é fazer a limpeza com água morna e shampoo neutro e, em caso de pincéis de cerdas naturais, utilizar também condicionador”, contou. É importante lembrar sempre de três passos importantes:

1) Lave somente as cerdas. Molhar o cabo com água ou produtos de limpeza estraga o material e pode danificar os pincéis;

2) Esfregue apenas de frente para trás com delicadeza. Assim, os fios não correm risco de embaraçar;

3) Deixe secar na horizontal ou de cabeça para baixo.

Entenda por que os instrumentos não devem ser compartilhados

Muitas mulheres gostam de se arrumar junto com as amigas e, por isso, acabam compartilhando sombras, batons e utensílios de maquiagem. No entanto, segundo a dermatologista, usar produtos que não são seus, como os pincéis, intensificam os riscos de transmissão de doenças como conjuntivite, herpes e foliculite.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.