A água termal é uma solução poderosa para a pele. Muita gente duvida sobre o seu potencial, mas a verdade é que esse produto ajuda a hidratar, tonificar e acalmar a região que precisa de cuidados especiais. Não é à toa que a água termal é peça fundamental no tratamento de uma série de doenças de pele, como a dermatite atópica. Para provar a sua importância na rotina de skincare, o DermaClub listou 5 patologias cutâneas em que esse dermocosmético é recomendado como parte do tratamento. Veja só!
1. Rosácea
Muita gente não sabe, mas a água termal é um ingrediente encontrado em várias estações termais na França. Essa substância proporciona uma série de benefícios à pele, entre eles está o tratamento de doenças cutâneas, como a rosácea. A água termal vendida em frascos e sprays que encontramos nas prateleiras de farmácias é tão poderosa quanto. O produto possui um excelente poder calmante, capaz de amenizar os momentos de crise da rosácea, que envolvem a formação de manchas vermelhas que ardem e até mesmo o surgimento de bolinhas na região. Basta borrifar um pouco na região irritada e esperar alguns minutos para ver o resultado de uma pele mais calma.
2. Dermatite atópica
Além da rosácea, a água termal também é uma excelente opção para o tratamento da dermatite atópica. Muitos dermatologistas indicam esse produto por conta do seu poder calmante, que é inegável e funciona muito bem na prática. A água termal engarrafada é uma excelente opção para a prevenção das crises de dermatite atópica e o tratamento das lesões numa fase mais branda. Por isso, não duvide do poder dessa substância!
Produtos relacionados
3. Dermatite de contato
Outro tipo de dermatite que causa bastante incômodo é a dermatite de contato. Diferente da dermatite atópica, ela é causada por uma alergia na pele, quando um objeto ou substância toca na região e acaba gerando algum tipo de reação, como bolinhas vermelhas que coçam. Para acabar com o problema, além de interromper o uso do causador alérgico, é importante utilizar um produto calmante no local e a água termal é uma ótima opção de tratamento. Borrife a solução algumas vezes ao longo do dia e você já vai notar a diferença!
4. Pele sensível
A pele sensível é uma condição que afeta muitas pessoas e causa uma série de incômodos, como coceira, manchas vermelhas, irritação, formação de bolinhas no corpo e no rosto. O uso da água termal, principalmente se tiver ação comprovadamente prebiótica, pode amenizar todos esses sintomas e equilibrar a sensibilidade da pele. Sua fórmula sem álcool, corantes, perfume e parabenos é indicada para esses casos e pode ser usada sempre que necessário ao longo do dia. Se a sua pele estiver muito sensível, pode carregar o produto na bolsa para borrifar quando quiser.
5. Acne
Quem tem acne, sabe o que é sentir na pele as reações do tratamento. Com o uso demasiado de ácidos e outras soluções agressivas, o rosto acaba ficando muito sensível e pede por um cuidado calmante. A água termal é a melhor escolha para esse momento! Além de amenizar a vermelhidão das espinhas, o dermocosmético ajuda a hidratar a pele suavemente, evitando o ressecamento causado pelos produtos antiacne. Sem falar que a região fica com aquela sensação maravilhosa de frescor.
Resumindo: água termal é tudo de bom!
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 20 de Agosto de 2021
Modificada em: 21 de Junho de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!