A rosácea, que causa manchas vermelhas no rosto, é uma condição que afeta o sistema vascular da pele, causando uma inflamação crônica com períodos de crise e outros de melhora. Ela possui uma base genética e, dependendo do tipo de rosácea, pode causar vermelhidão, eritema, vasos dilatados e algumas lesões bem parecidas com espinhas na região afetada.
Para aprender a lidar com esse problema, é importante esclarecer as principais dúvidas sobre as manchas vermelhas na pele do rosto. Nós, do DermaClub, esclarecemos 5 delas. Dá só uma olhada!
1. Quem tem rosácea pode fazer peeling?
O peeling é um procedimento estético feito com substâncias ácidas que promovem a descamação e renovação da camada superficial ou média da pele - dependendo da sua profundidade. Como esse é considerado um processo agressivo, o tratamento acaba sendo contraindicado para quem tem rosácea ou algum tipo de sensibilidade na pele.
2. A limpeza de pele é indicada para quem tem rosácea?
Embora a limpeza de pele seja bastante recomendada para pacientes com tendência à pele oleosa, quem rosácea também pode se beneficiar dessa técnica. Alguns cuidados devem ser tomados, como: evitar o uso de ácidos fortes e produtos abrasivos, como os aqueles com álcool ou que sejam muito adstringentes. Além disso, o procedimento deve ser realizado com a orientação de um dermatologista.
Após o tratamento, é importante borrifar água termal ao longo do dia, evitar o excesso de maquiagem nas 24 horas seguintes, não se expor ao sol e evitar o uso de esfoliantes por 48 horas.
3. A pele com rosácea pode fazer o uso de ácido na pele?
Alguns ácidos podem causar irritação, ressecamento e vermelhidão, agravando o quadro da rosácea no rosto. Outros, como o ácido hialurônico, não apresentam qualquer risco à pele com rosácea. Por isso, o ideal é consultar o seu dermatologista antes de investir em qualquer produto para a sua pele.
4. Quem tem rosácea pode fazer atividade física?
Pode e deve! Muitas atividades físicas mexem bastante com o nosso corpo, fazendo o sangue circular mais rápido para levar oxigênio às células. Esse processo dilata os vasos sanguíneos, resultando na vermelhidão e desconforto na pele do rosto e quem tem rosácea desenvolve esses sintomas de uma forma ainda mais intensa. Mas é possível amenizar essas particularidades com o uso de produtos calmantes antes, durante e após os exercícios, como é o caso da água termal.
5. A pele com rosácea pode se bronzear no sol?
Não é recomendado. Quem tem rosácea não deve ficar muito tempo em ambientes quentes e de alta exposição solar. Situações como essas deixam a região vermelha e com sensação de ardência devido ao aumento da temperatura corporal. O que acontece nesse processo é uma vasodilatação como tentativa de autodefesa para amenizar o calor nesta região. Em contrapartida, o efeito dessa intervenção é um rosto avermelhado e ardido. Por isso, quando for à praia ou à piscina, não exagere e abuse do protetor solar com FPS alto.
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 20 de Outubro de 2020
Modificada em: 20 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!