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5 práticas de self-care que deixam a pele mais bonita

Que tal aproveitar a quarentena para por em prática alguns hábitos de self-care? / Foto: Getty Images
Que tal aproveitar a quarentena para por em prática alguns hábitos de self-care? / Foto: Getty Images

Redação por Livia Dambrosio

Não dá para negar: reservar um tempo para cuidar de si mesma pode fazer toda a diferença para a sua saúde física, mental e até mesmo para a pele. Por isso, que tal aproveitar o tempo em casa durante a quarentena para aderir a algumas práticas de self-care e manter o rosto bonito e hidratado? Para te ajudar a construir uma rotina de cuidados, o Dermaclub conversou com a psicóloga e especialista Luísa Locatelli, que preparou uma listinha com 5 coisas que você pode fazer pelo seu bem estar.

Afinal, o que é self-care e quais são os seus benefícios?

Segundo a profissional, o termo self-care nada mais é do que a tradução literal do inglês de “autocuidado”, que vem sendo usado no Brasil e outros países para denominar hábitos saudáveis e ações que proporcionam bem-estar em todas as áreas da vida - desde física à espiritual. Para garantir a eficácia de uma rotina de self-care, a profissional alerta que o primeiro passo é cuidar da sua saúde mental. “A ideia central é estar bem com o seu interior e, depois, se doar de forma mais positiva ao exterior”, afirmou. “Por isso, é importante entender que separar um período do seu dia para cuidar de si não é egoísmo. Na verdade, é uma boa maneira de obter sucesso em todos os âmbitos da sua vida”.

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Self-care: incluir a prática na sua rotina é mais fácil do que parece

De acordo com a psicóloga, para montar o ritual de self-care mais adequado para você, é preciso encontrar as atividades que fortalecem a sua autoestima. Afinal, ela é a principal aliada do self-care. Para conquistá-la, Luísa revela que não é preciso usar produtos caros ou grandes produções. “Atividades simples podem dar uma forcinha extra, como hidratar os cabelos, fazer as unhas, vestir roupas que nos façam sentir bem, dançar e cantar”. Além disso, existem outros hábitos que podem ajudar a cuidar da mente e aliviar o estresse causado pela rotina. “Aprender técnicas de controle da respiração, meditar, diminuir o uso de celular e mudar hábitos noturnos também são práticas fáceis de autocuidado para aderir”, contou.

Veja 5 práticas de self-care capazes de deixar a pele mais bonita

1# Crie o hábito de beber água: ela faz bem para a pele e para o organismo como um todo. Por isso, não deixar de consumir água várias vezes por dia é fundamental.

2# Invista em máscaras faciais: com elas, é possível cuidar da pele do rosto e garantir bons resultados

3# Tome banhos de sol diariamente: uma dose diária de vitamina D pode trazer uma série de benefícios para a pele do rosto. Vale a pena experimentar! 15 minutos de sol por dia, nos horários de menor incidência (antes das 10h e depois das 16h) podem fazer milagres. Mas lembre-se: é fundamental o uso de protetor solar!

4# Não descuide do skincare: aproveite este momento para colocar os seus cuidados com a pele em dia! Use os seus tratamentos indicados pelo dermatologista para deixar a pele impecável.

5# Não esqueça de consumir outras vitaminas: são muitos os nutrientes fundamentais para conquistar uma pele hidratada e saudável, como as vitaminas C, A e E. Por isso, elas podem (e devem!) estar presentes na sua alimentação.

Este artigo tem a contribuição de:

Luísa Locatelli Lima, graduada em psicologia, desde 2013, pela IBMR, com especialização na Teoria Cognitivo Comportamental (TCC), MBA em gestão estratégica e econômica de Recursos Humanos, pela FGV

Publicada em: 09 de Março de 2020
Modificada em: 13 de Maio de 2020

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