Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

5 produtos para usar na pele madura durante a menopausa

Veja o que incluir no seu skincare durante a menopausa
Veja o que incluir no seu skincare durante a menopausa

Entrevista com Dra. Tatiane Curi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Rejuvenescer a pele na menopausa pode ser um tanto desafiador: o fim do período fértil para mulheres na meia-idade causa uma mudança hormonal brusca e com impactos na pele e nos cabelos. A pele madura pode se tornar mais flácida e apresentar um número maior de marcas de expressão, como rugas e pés de galinha. A boa notícia é que é possível amenizar esses sinais indesejados! Com a ajuda da dermatologista Tatiane Curi, elencamos 5 produtos incríveis para retardar os efeitos da menopausa na pele. Confira!

Envelhecimento da pele: o que acontece na menopausa?

De acordo com Dra. Tatiane, a pele é fortemente influenciada pela queda de alguns hormônios na menopausa: “Nessa fase, a produção de hormônios como estrogênio e progesterona diminui consideravelmente e, com isso, há também uma queda abrupta na produção de fibras elásticas e de colágeno. Essa queda gera pele flácida, diminuição da elasticidade cutânea e também perda do tônus. Clinicamente, a pele torna-se mais fina, mais fragilizada e desidratada”. 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Além disso, a dermatologista lembra dos danos causados pelo sol, que são cumulativos e podem causar marcas permanentes: “Como efeito acumulativo da radiação ultravioleta decorrente também da idade, podem aparecer melanoses solares (as famosas manchas senis), rugas podem se tornar acentuadas e até ocorrer uma fragilidade capilar, manifestada por pequenas manchas roxas na superfície da pele. Em algumas pacientes, o desequilíbrio hormonal pode causar aparecimento de pêlos mais espessos no rosto, que também geram desconforto”. 

Quando devo começar a usar os produtos anti-aging? 

A dermatologista explica que não é necessário esperar a menopausa chegar para começar os cuidados anti-idade. “A prevenção e o tratamento precoce são sempre importantes, sendo mais fácil de obter resultados, já que alguns procedimentos ou tratamentos tópicos não apresentam resultado imediato e necessitam de um tempo maior”, diz Dra. Tatiane. 

“No período que segue a menopausa, a perda de colágeno pode se acentuar e chegar a um ritmo de 2% ao ano. No entanto, outros fatores também vão interferir na qualidade da pele nessa fase, como estilo de vida, alimentação, exposição solar, genética, metabolismo, atividade física e até doenças associadas. Portanto, a prevenção sempre vai ser bem-vinda”, afirma a médica, que cita alguns procedimentos, como o uso de bioestimuladores, que ajudam a formar colágeno, e o ultrassom microfocado para melhorar a flacidez. 

Além disso, outros procedimentos estéticos podem suavizar os efeitos já instalados, segundo a médica: “Lasers fracionados para rugas finas, manchas e textura da pele. Muitas vezes, o uso de toxina botulínica e preenchedores com ácido hialurônico são indicados para uma melhora mais rápida e para a hidratação da pele. Peelings clareadores ou luz intensa pulsada para manchas e outras infinidades de opções de acordo com a queixa de cada paciente.”

Confira agora 5 produtos incríveis para usar na pele madura durante a menopausa!

  • 1. Gel de limpeza, um aliado poderoso

A primeira parte de toda skincare que se preza é uma boa limpeza! Com isso, o gel de limpeza pode ser um aliado poderoso. “Nessa época da vida, é de extrema importância que as mulheres usem produtos específicos para sua pele. Os géis de limpeza devem ser mais leves e menos abrasivos, de preferência com pH mais perto do pH da pele para não causar irritações”, indica Dra. Tatiane. Que tal experimentar o Gel de Limpeza CeraVe? Delicado com todos os tipos de pele, até as mais sensíveis, ele promove uma limpeza profunda sem agredir o rosto. Vale a pena!

Produtos relacionados

  • 2. Hidratante facial é indispensável para evitar o ressecamento

Para a pele madura, que sofre com bastante com a flacidez e o ressecamento, o momento da hidratação é fundamental! “Ativos hidratantes são bem mais tolerados e podem conter ácido hialurônico, vitamina C, Pro-Xylane®. Alguns ativos que aumentam a renovação da pele sem irritá-la também podem ser indicados, como os alfa-hidroxiácidos e até o retinol”, indica a dermatologista. A dica Dermaclub é o incrível Retinol B3, de La Roche-Posay. Em forma de sérum, esse antirrugas é super indicado para a pele na menopausa, por conter um antioxidante poderoso (vitamina B3) e retinol em sua composição.

Produtos relacionados

  • 3. Hidratante para a área dos olhos: adeus aos pés de galinha

Quando se trata de envelhecimento da pele, a gente sabe que a área dos olhos, por vezes, é a mais prejudicada! Por isso, é essencial cuidar dessa região com carinho, suavizando os chamados pés de galinha. Para isso, temos uma recomendação imperdível: o Creme Anti-Idade Para Contorno De Lábios e Olhos Neovadiol, o novo lançamento de Vichy! Desenvolvido especialmente para mulheres na menopausa, ele contém Pro-Xylane® e H.E.P.E.S., ativos anti-idade que proporcionam uma hidratação na medida certa para o contorno desta região.

Produtos relacionados

  • 4. Cuidados noturnos: um creme para pele madura 

Com a menopausa, todos os momentos do dia podem ser aproveitados para melhorar a saúde da pele - inclusive a noite! Aposte em uma linha que tenha hidratação na medida certa para a pele madura no período noturno. Além de Pro-Xylane®, ele contém ácido hialurônico e espirulina (microalga rica em antioxidantes) e serve para todos os tipos de pele

Produtos relacionados

  • 5. Protetor solar de fator alto previne manchas e câncer de pele

“É preciso nunca esquecer de um dos itens mais importantes, que é um bom filtro solar de amplo espectro”, recomenda a dermatologista. De fato, o protetor solar com alto fator de proteção ajuda a evitar uma piora do envelhecimento da pele, além de prevenir o surgimento de manchas e o câncer de pele. Por isso, não dá para dispensar esse item! A recomendação da vez é o UV Oil Defense FPS 80, de SkinCeuticals. Além de seu fator de proteção altíssimo, ele também previne a oleosidade excessiva, característica da pele desidratada em função do envelhecimento. 

Produtos relacionados

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 09 de Junho de 2022
Modificada em: 09 de Junho de 2022

Dra. Tatiane Curi

Palavra do Dermatologista

Dra. Tatiane Curi

CRM: 108107

Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Rugas

Rugas, pele fina e ressecada: conheça os sintomas da menopausa na pele

Rugas, pele fina e ressecada: conheça os sintomas da menopausa na pele

Rugas

Cuidados com a pele durante a menopausa: tratamentos e produtos de skincare que fazem diferença

Cuidados com a pele durante a menopausa: tratamentos e produtos de skincare que fazem diferença

Pele madura

Como o uso frequente do protetor solar ajuda a evitar o envelhecimento da pele?

Como o uso frequente do protetor solar ajuda a evitar o envelhecimento da pele?

Pele madura

Kit skincare para pele com rugas: produtos que amenizam os sinais do envelhecimento precoce

Kit skincare para pele com rugas: produtos que amenizam os sinais do envelhecimento precoce

Rugas

Da rotina de skincare à toxina botulínica: conheça os principais tratamentos para os diferentes tipos de rugas

Da rotina de skincare à toxina botulínica: conheça os principais tratamentos para os diferentes tipos de rugas

Rugas

Últimas Matérias

Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema Protetor solar para pele sensível: qual é o produto mais indicado?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência