A pele oleosa possui características bem particulares: espinhas, cravos, poros abertos, brilho excessivo e até uma textura mais espessa. Tudo isso acontece por conta da alta produção de sebo presente na região que, além de ser uma herança genética, também é causada por alterações hormonais, exposição solar e crises de estresse e ansiedade. A boa notícia é que existem vários dermocosméticos capazes de amenizar esses incômodos. Pensando nisso, o DermaClub listou 5 produtos que não podem ficar de fora da sua rotina de cuidados com a pele. Veja só!
1) Gel de limpeza que ajude eliminar o excesso de oleosidade
A limpeza da pele é o primeiro passo em qualquer rotina de skincare. Para realizar esse gesto de maneira correta na pele oleosa, o ideal é utilizar um gel de limpeza específico, com ação adstringente, que ajude a diminuir o excesso de brilho sem deixar a região sensível ou ressecada. Faça o ritual duas vezes ao dia - assim que acordar e antes de dormir - ou de acordo com o que for recomendado pelo seu dermatologista.
Produtos relacionados
2) Solução micelar para remover o excesso de maquiagem e impurezas
Mais do que um demaquilante, a solução micelar enriquecida com zinco é um cuidado diário com a pele - principalmente para a oleosa. O produto pode ser usado para remover o make, e eliminar os resíduos e auxiliar no controle do brilho. Vale investir em um dermocosmético sem parabenos, corantes e com ingredientes que auxiliam no controle da oleosidade e purificam a pele, como o zinco e a água termal.
Produtos relacionados
3) Hidratante que controle a produção de oleosidade
Ao contrário do que muitos pensam, a pele oleosa também precisa de hidratação. Essa etapa é muito importante, pois melhora a textura da pele, além de repor os nutrientes perdidos no suor ao longo do dia.
Escolha um hidratante de textura leve e não gordurosa, como a sérum. Atualmente, existem muitos produtos que ajudam a controlar a oleosidade, evitam a formação de acne, possuem efeito matificante e disfarçam a aparência de poros dilatados.
Produtos relacionados
4) Protetor solar com toque seco, suave e limpo
Proteger a pele do sol é outro cuidado importante para controlar o excesso de oleosidade - já que essa exposição, além de aumentar a produção de sebo, também pode refletir na acne solar. Para prevenir este cenário, é importante optar por um filtro facial com FPS alto, acima de 50, de amplo espectro, com textura mais seca e ativos com ação antioleosidade, como a argila verde. Não deixe de aplicar o produto antes de sair de casa e a cada duas horas em caso de sudorese intensa.
Produtos relacionados
5) Spray antioleosidade
Ao longo do dia, especialmente à tarde, a pele oleosa costuma ficar com um aspecto mais brilhoso, o que pode se tornar algo bastante incômodo. Para combater esse efeito indesejável, use um spray antioleosidade.
Opte por um spray à base de zinco. Esse ativo proporciona vários benefícios à pele oleosa, como ação matificante, diminuição da aparência dos poros, redução do brilho e da oleosidade. Borrife no rosto sempre que achar necessário.
Produtos relacionados
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 06 de Abril de 2018
Modificada em: 20 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!