Vem pro clube! quer ganhar descontos o ano todo e ainda trocar seus pontos por produtos? cadastre-se

ja faz parte
do clube?

como comprar

ainda não faz
parte do clube?

cadastre-se

Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

6 mitos e verdades sobre antioxidantes: saiba tudo sobre as substâncias que combatem o envelhecimento da pele

Antioxidante só funciona durante o dia? Combate o envelhecimento da pele? Descubra!
Antioxidante só funciona durante o dia? Combate o envelhecimento da pele? Descubra!

Entrevista com Dra. Flávia Ravelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Antioxidantes são substâncias essenciais na rotina de cuidados com a pele. De acordo com a dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo, essas substâncias são capazes de neutralizar a ação dos radicais livres, que atrapalham o funcionamento normal das nossas células, evitando o envelhecimento precoce. Mas além desse benefício bastante conhecido, quais são as demais funções dos antioxidantes em nossa pele e organismo? A fim de esclarecer essa questão o DermaClub, juntamente com a especialista, listou 4 mitos e verdades sobre o assunto. Veja só!

1. Os antioxidantes potencializam a proteção solar.

Verdade! Os antioxidantes são capazes de proteger e corrigir os danos causados pela radiação solar, e assim tornar a proteção solar ainda mais eficaz. Isso porque, segundo a médica, “o fotodano ocorre através da liberação de radicais livres, e como os antioxidantes neutralizam essas moléculas , logo, teriam benefícios desde que utilizados em conjunto com filtro solar”. Não esqueça que o protetor precisa ser de amplo espectro, com FPS 30, no mínimo, além de ser adequado ao seu tipo de pele.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2. Os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce da pele.

Verdade! "Os antioxidantes têm a capacidade de neutralizar os radicais livres, que são produzidos normalmente até mesmo durante a respiração e podem, quando em excesso, agredir proteínas e outras estruturas na nossa pele, levando ao envelhecimento precoce", atentou.

3. A Vitamina C é o antioxidante com mais benefícios para a pele.

Verdade! Atualmente, a Vitamina C é um dos antioxidantes mais utilizados na prática dermatológica, com muitas evidências tanto no seu uso tópico como sistêmico. Topicamente, a Vitamina C é um excelente antioxidante, prevenindo os danos causados pelos agressores como a radiação solar, mas também fortalecendo as defesas naturais da nossa pele. Além disso, o ativo ainda promove luminosidade e auxilia nos tratamentos de clareamento e antienvelhecimento.

4. Toda substância antioxidante age da mesma forma.

Mito! Apesar de terem a mesma finalidade - que é neutralizar os radicais livres -, os antioxidantes podem agir de maneiras variadas e em diferentes regiões da pele. Dependendo da sua estrutura, por exemplo, a Vitamina C é um dos antioxidantes mais usados na prática dermatológica. Ela possui uma excelente eficácia, mas por ter uma alta afinidade com a água, se concentra nos compartimentos aquosos da pele; já a Vitamina E, também muito utilizada, possui maior afinidade com os lipídios, se concentrando nos compartimentos oleosos da pele, como as membranas, por exemplo. Dessa forma, vale usar uma fórmula que contenha uma combinação de substâncias antioxidantes que potencializa ainda mais as defesas antioxidantes da pele.

5. Os antioxidantes só funcionam se forem usados durante o dia?

Mito! Os antioxidantes, quando usados durante o dia, potencializam a fotoproteção da pele e previnem os danos causados pela radiação solar e outros agressores. Quando usados à noite, após a limpeza da pele, ou diretamente após a exposição a agressores, os antioxidantes vão eliminar os radicais livres e combater diretamente os seu efeitos na pele, aumentando, assim, os benefícios dos tratamentos antienvelhecimento.

6. Os antioxidantes da alimentação são suficientes para proteger a pele?

Mito! Os, antioxidantes ingeridos na alimentação ou em suplementos na forma de cápsulas, por exemplo, serão distribuídos por todo o corpo promovendo os benefícios em todo o organismo, por isso, a quantidade de antioxidantes que alcançará a pele será baixa. A pele, além de ser o maior órgão do corpo humano também é o mais exposto às agressões ambientais - por isso, precisa de altas concentrações de antioxidantes para se manter protegida. A melhor forma de aumentar as defesas antioxidantes da pele é a aplicação tópica dessas substâncias, garantindo o combate e a prevenção dos danos causados diariamente.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 10 de Maio de 2018
Modificada em: 18 de Setembro de 2019

Dra. Flávia Ravelli

Palavra do Dermatologista

Dra. Flávia Ravelli

CRM: CRM: 129724

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Chefe do Departamento de Dermatologia do Complexo Hospitalar ProMatre/Santa Joana - SP. É assistente do Departamento de Dermatologia da Universidade de Santo Amaro - UNISA/SP e co-Coordenadora do Departamento de Dermatologia Pediátrica da SBD gestão 2015-2016. Além disso, é pós-graduada em Medicina Baseada em Evidências pela UNIFESP-SP.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Mancha branca na pele: o que pode ser? Dermatologista lista as causas da descoloração

Mancha branca na pele: o que pode ser? Dermatologista lista as causas da descoloração

Manchas na pele

Rotina de pele oleosa para clarear manchas de acne: passo a passo para uniformizar o tom da pele

Rotina de pele oleosa para clarear manchas de acne: passo a passo para uniformizar o tom da pele

Manchas na pele

Queimadura solar pode se tornar uma mancha? Dermatologista esclarece o assunto

Queimadura solar pode se tornar uma mancha? Dermatologista esclarece o assunto

Manchas na pele

Manchas roxas na pele: o que podem ser? Dermatologista esclarece as possíveis causas do problema

Manchas roxas na pele: o que podem ser? Dermatologista esclarece as possíveis causas do problema

Manchas na pele

3 produtos que não devem ser usados no sol: como evitar manchas e queimaduras na pele no verão

3 produtos que não devem ser usados no sol: como evitar manchas e queimaduras na pele no verão

Manchas na pele

O peeling químico queimou a minha pele: o que fazer? Como tratar a queimadura e amenizar a mancha escura

O peeling químico queimou a minha pele: o que fazer? Como tratar a queimadura e amenizar a mancha escura

Manchas na pele

Últimas Matérias

Entenda a diferença entre os 3 séruns anti-idade de La Roche-Posay: Salicyli C10, Retinol B3 e Hyalu B5 Repair Heróis da vida real: relato de um dermatologista que trabalha na linha de frente contra a COVID-19 Rotina de skincare na quarentena para cada tipo de pele + dicas para cabelo e corpo Aparelhos removedores de cravos: funcionam? Quais os riscos? Como remover de forma segura e como evitar Coceira na pele após o banho: entenda porque isso acontece e como tratar Conheça Lipikar Baume AP+M, da La Roche-Posay: o novo creme de hidratação profunda e ação anti-coceira
Ver mais