Você já usa algum produto com ácido hialurônico na sua rotina de skincare? Chegou a hora de considerar esse cuidado o quanto antes! Incluir um sérum ou creme com ácido hialurônico no ritual de autocuidado pode proporcionar uma série de benefícios para a sua pele. Além de manter uma boa hidratação, preservar a barreira de proteção da pele, o ativo também ajuda a atenuar e a prevenir rugas no rosto, sem falar da diminuição da flacidez.
Mas, afinal de contas, a partir de qual idade é recomendado que uma pessoa comece a usar ácido hialurônico? Pensando em esclarecer essa dúvida, o DermaClub conversou com a dermatologista Tatiane Curi que indicou o melhor momento para incluir o ácido hialurônico na sua rotina de skincare. Veja só o que ela falou!
Produtos relacionados
A partir de qual idade o ácido hialurônico deve ser usado na rotina de skincare?
O ácido hialurônico, antes de se tornar ativo de um produto de skincare, ele é uma grande molécula de açúcar que todos nós produzimos e temos no nosso organismo. De acordo com a médica, o ácido hialurônico está presente em todo o corpo: nas articulações, no nosso globo ocular e principalmente na nossa pele. “No entanto, aproximadamente perto dos 25 a 30 anos de idade, essa produção começa a ser reduzida e vai diminuindo progressivamente com o processo normal de envelhecimento celular”, alertou.
E é nesse momento que o sérum ou creme com ácido hialurônico deve começar a ser usado para que o paciente possa repor essa substância perdida. “Ele é responsável pela manutenção da sustentação e principalmente hidratação da pele por ser um poderoso umectante chegando a reter até mil vezes o seu peso em água”, ressaltou a Dra. Tatiane que recomenda o ativo para a maioria de seus pacientes.
Produtos relacionados
Ácido hialurônico: qual produto é mais recomendado para incluir no skincare?
Como o ácido hialurônico tem uma capacidade higroscópica, ou seja, de retenção de líquidos muito grande, ele é considerado um potente hidratante para a pele. Sendo assim, existe uma infinidade de formulações e dermocosméticos com esse ativo que ocasionará esses benefícios para a pele. “Ele pode estar inserido nos hidratantes faciais em sérum ou cremes para serem usados após a limpeza da pele, pode estar no protetor solar com a intenção de hidratar uma pele mais madura ou desidratada e até em formulações conjuntas com alguns tipos de ácidos para aumentar a tolerância e diminuir a irritabilidade”, indicou a dermatologista.
Produtos relacionados
Como incluir um produto com ácido hialurônico na rotina de skincare?
Na rotina de skincare, o ácido hialurônico pode ser utilizado através de produtos que melhoram a elasticidade da pele, a hidratação e restauram o viço e a luminosidade da camada mais superficial. Ele pode ser usado em forma de sérum ou creme com ácido hialurônico logo depois de lavar o rosto e antes de aplicar o protetor solar, se o uso for feito pela manhã.
O ácido hialurônico também pode ser utilizado em noites alternadas com alguns tipos de alfa hidroxiácidos ou mesmo do próprio ácido retinóico, garantindo maior tolerabilidade ao paciente. Tatiane ainda indica outras formas de uso dessa substância: “Cremes tensores, creme para área dos olhos, pescoço e até corporal. Este tipo de ativo normalmente não provoca efeitos secundários ou irritações, então é bem fácil de usar no verão também”.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 24 de Janeiro de 2022
Modificada em: 24 de Janeiro de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiane Curi
CRM: 108107
Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!