A dermatite atópica é uma doença de pele que atinge muitos bebês. Mas mesmo que seja uma condição bastante comum nessa fase da vida do pequeno, lembre-se que nem tudo pode significar uma dermatite. Então, se você tem notado bolinhas e manchas vermelhas na pele da criança, tenha calma e se informe! Esses sinais também podem representar tipos de alergia ou alguma irritação momentânea na região. Para esclarecer melhor as causas desse incômodo, o DermaClub conversou com a dermatologista Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, que citou as possíveis causas, soluções e produtos para amenizar a coceira na pele. Veja só!
Sensibilidade, espessura fina: entenda como é a pele de um bebê
A pele funciona como uma barreira protetora para o nosso organismo, trabalhando como um sensor para estímulos externos. A pele do bebê age da mesma forma, a única diferença é que a região é muito fina e possui uma função de barreira ainda muito fraquinha. “Por isso, a pele nos primeiros anos de vida é mais propensa ao ressecamento, irritação e coceira”, explicou.
É normal a pele do bebê coçar? Por que isso acontece?
A Drª Gabriella diz que as principais causas da coceira podem ser, tipos de alergia, irritações e as infecções bacterianas e fúngicas: “Em alguns casos, quando a barreira de proteção da pele é afetada, pode-se desenvolver dermatite atópica nos pequenos predispostos geneticamente ao problema - a coceira pode ser tão intensa que chega a interferir na noite de sono”, atentou.
O que fazer para tratar as bolinhas vermelhas e a sensibilidade na pele?
Em primeiro lugar, a pele do bebê deve ser hidratada! “O ritual de hidratação é fundamental para reforçar a barreira de proteção e diminuir o risco de doenças de pele ou até mesmo, do desenvolvimento de tipos de alergias”, garantiu a dermatologista
4 passos da rotina de cuidados com a pele do bebê:
1ª etapa) Limpeza da pele: nesse passo, é importante usar um sabonete suave que seja melhor para a pele do seu bebê. O produto deve ser misturado na água da banheira até fazer espuma. O corpo do seu bebê deve ser lavado suavemente com as mãos. Coloque espuma sobre a pele e use as palmas das mãos e os dedos para lavar a região. Não se esqueça de limpar entre os pequenos vincos e dobrinhas - como atrás das orelhas e entre os dedos.
2ª etapa) Enxagüe a pele: use o chuveirinho para enxaguar bem a pele do bebê para não sobrar nenhum resíduo. Assim conseguimos evitar irritação e coceira.
3ª etapa) Deixe o bebê bem sequinho: seque a pele com uma toalha bem macia, principalmente entre os vincos e as dobras da pele, onde a umidade excessiva tende a permanecer.
4ª etapa) Hidrate a pele do bebê: depois da pele estar bem limpinha, o bebê precisa de hidratação. Nesse momento, é bom investir em um produto sem parabenos, álcool e, de preferência, sem cheiro. Também é importante que o hidratante ajude a restaurar o equilíbrio do microbioma (micro-organismos que vivem naturalmente na pele do bebe) e aliviar os sintomas de irritação e coceira o mais rápido possível.
Produtos relacionados
Com esses cuidados, seu pequeno sempre terá a pele bonita e saudável!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 08 de Julho de 2019
Modificada em: 21 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Gabriella Albuquerque
CRM: 52.71503-4
A Dra. Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ao longo de sua carreira, a Dra. Gabriella tem capítulos de livros publicados, artigos em revistas dermatológicas e ministra aulas em diversos congressos, cursos e workshops para outros dermatologistas.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!