Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Mito ou verdade: tire suas principais dúvidas sobre os benefícios do ácido hialurônico

Saiba tudo sobre o ácido hialurônico
Saiba tudo sobre o ácido hialurônico

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O ácido hialurônico é um dos ativos mais consumidos no mundo dos dermocosméticos. Porém, apesar de ser uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo, muita gente ainda tem dúvidas sobre para que serve ácido hialurônico, o que ele faz ou quais são os seus benefícios. Para sanar todas as questões e descobrir o que é mito e o que é verdade sobre esse queridinho do skincare, convidamos a dermatologista Carolina Marçon.

Ácido hialurônico faz bem para o rosto? Verdade!

Como já dito, essa substância é naturalmente produzida pelo nosso corpo. Porém, por volta dos 25 anos, a sua produção cai e aí entra a aplicação artificial para prevenir o envelhecimento da pele. “O ácido hialurônico tem a função de promover hidratação, além de melhorar a qualidade da pele, dando mais firmeza e elasticidade, agindo no tratamento das rugas e linhas finas, proporcionando hidratação à pele ressecada.”, explica Carolina. “Além disso, ele também estimula a produção no colágeno através do fibroblasto”. Ponto para ele!

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Produtos relacionados

Pode usar ácido hialurônico todo dia? Verdade!

“Não só se pode como deve usar o ácido hialurônico diariamente, através do uso de produtos de skincare - que só tem efeito quando utilizados de forma contínua. É possível também usá-lo em alternância com outras substâncias e ativos, usando, por exemplo, um produto de manhã e outro à noite”, comenta a dermatologista. Tá liberado usá-lo à vontade.

Existe limite de idade para começar a usar? Mito!

“O processo de envelhecimento é muito variável de uma pessoa para outra, mas tem início globalmente por volta dos 25 anos, quando já começa a perda endógena de colágeno, alteração das estruturas faciais, redução óssea e modificação nas características da pele. Eu recomendo começar a usar nessa idade, mas não existe um limite mínimo de idade para usá-lo.”

Tem contraindicações? Depende!

A dermatologista explica que, na verdade, o ácido hialurônico não possui nenhuma contraindicação, mas o produto que o contenha talvez possa ter. “Quem não pode usar é o paciente que possui alergia a algum dos outros componentes da fórmula, já que o ácido hialurônico é produzido pelo próprio corpo. De resto, não há contraindicações”, ratifica Carolina.

Não pode usar ácido hialurônico com vitamina C? Mito!

Carolina explica que o ácido hialurônico muitas vezes é associado a outros ativos. “A combinação com outros ácidos também é benéfica, minimizando os efeitos do ácido retinoico, por exemplo, que resseca um pouco a pele e prejudica a barreira cutânea”. Com a vitamina C não é diferente! “Não só é possível como há disponível no mercado vários produtos associando a vitamina C e o ácido hialurônico”. Mas qual dos dois deve vir primeiro? Tem uma ordem? “Esse é um assunto bem polêmico, pois na verdade não há nenhuma explicação científica sobre a ordem de aplicação. Isso vai depender muito das outras substâncias que estão presentes na fórmula.”, bate o martelo.

Produtos relacionados

Ácido hialurônico em cápsula é melhor? Mito!

“Os estudos com ácido hialurônico por via oral ainda são muito recentes, e se formos muito criteriosos do ponto de vista científico, eles possuem bastantes reveses. Fatores como estilo de vida, alimentação e atividade física impactam nos resultados e os testes ainda deixam muito a desejar. Existem essas cápsulas sendo comercializadas, mas por isso, é muito difícil dizer que tomar ácido hialurônico funciona, pois ainda não temos uma resposta para essa pergunta”, revela a dermatologista.

Preenchimento com ácido hialurônico funciona? Verdade!

“O preenchimento com ácido hialurônico funciona muito, e é maravilhoso para garantir a ação na sustentação e volumização da pele. O melhor preenchimento vai depender de cada paciente. Para cada pessoa, existe um melhor. O importante é que o médico que irá aplicar tenha total conhecimento sobre os diferentes produtos e qual componente físico-químico é melhor para cada caso”.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 09 de Dezembro de 2021
Modificada em: 09 de Dezembro de 2021

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Pele hidratada: veja como o verão pode deixar sua pele ressecada e saiba como corrigir o problema

Pele hidratada: veja como o verão pode deixar sua pele ressecada e saiba como corrigir o problema

Hidratação

Tratamento com ácido hialurônico: em quanto tempo dá resultados?

Tratamento com ácido hialurônico: em quanto tempo dá resultados?

Ácido Hialurônico

Melhor sérum facial com ácido hialurônico para rugas na testa: como ele suaviza as linhas de expressão?

Melhor sérum facial com ácido hialurônico para rugas na testa: como ele suaviza as linhas de expressão?

Ácido Hialurônico

Como a pele glow dá impressão de uma pele mais saudável?

Como a pele glow dá impressão de uma pele mais saudável?

Hidratação

Hidratante para o rosto, para os pés, mãos, corpo... Qual produto usar em cada região?

Hidratante para o rosto, para os pés, mãos, corpo... Qual produto usar em cada região?

Hidratação

Ácido hialurônico para a pele oleosa: o sérum é a melhor escolha? Deve ser usado com outro ácido?

Ácido hialurônico para a pele oleosa: o sérum é a melhor escolha? Deve ser usado com outro ácido?

Ácido Hialurônico

Últimas Matérias

Sintomas da foliculite: como tratar? 7 cuidados para acabar com as bolinhas vermelhas no corpo Qual é o melhor sérum com ácido hialurônico? Conheça os benefícios de 5 produtos Protetor solar com ácido hialurônico e niacinamida: benefícios desse produto na skincare anti-idade Pele glow: saiba como garantir esse efeito na sua rotina de skincare e maquiagem para um visual mais iluminado Protetor solar para pele negra: qual é o melhor produto? Precisa ter cor? Veja o FPS mais indicado Ácido hialurônico: a partir de qual idade deve ser usado?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência