O ácido hialurônico é um dos ativos mais queridinhos no quesito hidratação facial. Presente nos principais produtos de skincare, ele é sinônimo de grande sucesso graças às suas propriedades rejuvenescedoras e que deixam a pele mais bonita. Mas você sabe mesmo o que é ácido hialurônico e em quais situações essa substância pode ser utilizada? Para te ajudar, o DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, que contou tudo sobre a ação do ácido hialurônico no rosto. Dá uma olhada!
Ação antirrugas: o ácido hialurônico deixa a pele mais jovem
Você sabia que o ácido hialurônico é um ativo naturalmente presente na pele? “Ele é um glicosaminoglicano presente em vários tecidos do corpo, como articulações, olhos e pele”, comenta a dermatologista. “Mais de 50% do ácido hialurônico do corpo está na pele e a sua hidratação é primariamente determinada pela concentração desse ácido hialurônico”.
A parte ruim é que, conforme envelhecemos, a concentração do ácido vai diminuindo. Por isso, repô-lo é essencial para melhorar a aparência da pele. “O ácido hialurônico pode melhorar a hidratação, tem ação antirrugas e melhora a elasticidade da pele. Mas atenção: é preciso saber qual o peso molecular e o tamanho da cadeia do ácido hialurônico para entender quais benefícios são esperados.”
Ácido hialurônico é um excelente hidratante para a pele
Bem democrático, o ácido hialurônico é uma boa pedida para qualquer tipo de pele e seus benefícios podem ser aproveitados principalmente por quem deseja prevenir ou atenuar o envelhecimento, como indica Lilia. “O ácido hialurônico pode ser um ajudante nos cuidados com a pele tanto como hidratante, que pode ser usado de uma a duas vezes por dia, ou como creme com ação anti-idade”.
Como incluir o ácido hialurônico na rotina de skincare?
Para as peles mistas e oleosas, em texturas como o sérum, o ácido hialurônico funciona de forma mais adequada, pois não possui óleos em sua composição e a aplicação dá um toque seco que faz toda a diferença. Produtos em gel ou gel creme que contenham ácido hialurônico também podem ser ótimos, bem como os que tenham toque seco ou efeito mate.
Produtos relacionados
Para peles normais e secas, o bom e velho creme é o que há de melhor. A consistência mais firme pode ajudar a repor o óleo ausente nas peles mais secas e dar viço às normais. Loções e até mesmo óleos também são boas alternativas para peles que precisam de uma turbinada na hidratação.
Produtos relacionados
Entretanto, a Drª Lilia deixa claro que antes de tudo, é sempre bom consultar um profissional antes de escolher os produtos para a sua rotina de cuidados. “Para saber qual a melhor rotina de skincare para o seu caso, é fundamental consultar um médico dermatologista, membro da sociedade brasileira de dermatologia”, finaliza a médica.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 04 de Agosto de 2021
Modificada em: 04 de Agosto de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Lilia Guadanhim
CRM: 133850
Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!