Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Ácido hialurônico para a pele do corpo: qual é a importância desse ativo nos cremes hidratantes?

Saiba a importância do ácido hialurônico para o corpo
Saiba a importância do ácido hialurônico para o corpo

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Muito se fala no uso do ácido hialurônico para a hidratação facial. Mas você sabia que a presença do ativo também pode ser muito importante na composição de cremes hidratantes corporais? Esse queridinho não deve ser subestimado quando o assunto é pele do corpo, já que suas propriedades podem contribuir para mantê-la saudável e sem sinais de envelhecimento. A dermatologista Carolina Marçon conversou com o DermClub e mostrou os porquês de usar um hidratante com ácido hialurônico na pele do corpo. Confira! 

Pele do corpo ressecada? Entenda a importância dos cremes hidratantes na rotina

Atire a primeira pedra quem nunca fez uma skincare de respeito no rosto, mas esqueceu de dar uma atenção especial para a pele do corpo! Esse hábito, embora seja comum, não tem nada de correto. Dra. Carolina explica que a pele do corpo também resseca e se fragiliza com a ação de agressões externas: “A pele do corpo, assim como a pele da face, passa pelo processo de envelhecimento e pode sofrer ressecamento, principalmente em algumas épocas do ano em que o tempo está mais seco, como o inverno”.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

A médica destaca que, às vezes, o processo pode acontecer de dentro para fora: “Em algumas fases da vida, como a menopausa, a pele tende a ficar mais seca e perder colágeno. Por isso, é importante cuidar do corpo e não só do rosto”. De acordo com a dermatologista, a hidratação vai muito além de uma questão meramente estética: “A pele ressecada fica mais suscetível a reações alérgicas, traumas e cicatrização diminuída. Por isso, é essencial manter a hidratação do corpo”. 

Por que escolher um hidratante com ácido hialurônico?

Que é necessário hidratar o corpo, já ficou claro. Mas, onde entra o ácido hialurônico nisso? Calma que a médica explica! “O ácido hialurônico é uma molécula com capacidade alta de hidratação, potencializando a ação dos cremes hidratantes, além de contribuir para o estímulo do colágeno. Por isso, ele é tão interessante para o tratamento corporal, ajudando a melhorar a função de barreira da pele”, comenta Dra. Carolina.

Produtos relacionados

Cremes com ácido hialurônico: quando usar? 

Se você é do time do rostinho hidratado e o corpo ressecado, uma dica para não esquecer é estabelecer uma rotina, aplicando o creme hidratante sempre na mesma hora todos os dias, até que se torne um hábito. A Dra. Carolina indica o timing perfeito para isso: “O melhor momento para aplicar o produto é após o banho, que é o momento em que a pele está mais receptiva, pois os poros e vasos estão mais dilatados, absorvendo melhor o creme, além de ter o bônus da umidade da pele. Quanto à regularidade, o ideal é usar um hidratante pelo menos uma vez ao dia, mas se possível mais”. 

Para além do ácido hialurônico: hábitos podem prevenir o envelhecimento

Se você acha que apenas os cremes com ácido hialurônico podem salvar a pele do corpo do ressecamento e do envelhecimento precoce, errou feio! Os hábitos diários de cuidado com o corpo também podem ajudar (ou atrapalhar) esse processo. “É importante cuidar também do banho em si: banhos muito quentes, uso de sabonetes incompatíveis com o pH da pele, como a maioria dos sabonetes em barra, além de produtos que contêm muito perfume, acabam ressecando a pele quando usados em excesso. A bucha também deve ser evitada”, comenta a especialista. 

Além da higiene da pele, os cuidados com o sol não podem ser dispensados de forma alguma. “É preciso ter cuidado com a exposição ao sol, pois o dano solar é cumulativo. Numa paciente jovem, num primeiro momento, a pele bronzeada fica muito bonita, mas uma hora o preço tem que ser pago: no longo prazo, pode acontecer o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas. O uso do protetor solar, principalmente nas áreas mais expostas, como pescoço, braços, colo e mãos, é fundamental para combater o ressecamento e evitar o envelhecimento precoce”, finaliza a médica. 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 14 de Fevereiro de 2022
Modificada em: 14 de Fevereiro de 2022

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Para que serve o ácido hialurônico? 6 utilidades da substância na rotina de skincare

Para que serve o ácido hialurônico? 6 utilidades da substância na rotina de skincare

Ácido Hialurônico

Ácido hialurônico de manhã ou de noite: veja a melhor parte do dia para aplicar produtos com esse ativo

Ácido hialurônico de manhã ou de noite: veja a melhor parte do dia para aplicar produtos com esse ativo

Ácido Hialurônico

Pele descascando: saiba como a hidratação pode evitar esse problema

Pele descascando: saiba como a hidratação pode evitar esse problema

Hidratação corporal

Qual é o melhor sérum com ácido hialurônico para cada tipo de pele? Dermatologista explica!

Qual é o melhor sérum com ácido hialurônico para cada tipo de pele? Dermatologista explica!

Ácido Hialurônico

Rotina de skincare completa com ácido hialurônico: do gel de limpeza ao protetor solar

Rotina de skincare completa com ácido hialurônico: do gel de limpeza ao protetor solar

Ácido Hialurônico

Como evitar estrias com creme hidratante? Ativos e produtos que previnem essas marcas na pele

Como evitar estrias com creme hidratante? Ativos e produtos que previnem essas marcas na pele

Hidratação corporal

Últimas Matérias

Vitamina C para o rosto: para que serve? 4 funções do produto para a pele Niacinamida e vitamina C podem ser usadas juntas? Descubra os benefícios desses ativos Como hidratar a pele sensível? Conheça os principais cuidados com a hidratação deste tipo de pele Qual é o melhor ácido hialurônico para a pele? Shampoo para queda de cabelo: para que serve? Como usar? Qual é o mais indicado? Sentir coceira na pele pode ser resultado da falta de hidratação?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência