Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Ácido hialurônico para a pele do corpo: qual é a importância desse ativo nos cremes hidratantes?

Saiba a importância do ácido hialurônico para o corpo
Saiba a importância do ácido hialurônico para o corpo

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Muito se fala no uso do ácido hialurônico para a hidratação facial. Mas você sabia que a presença do ativo também pode ser muito importante na composição de cremes hidratantes corporais? Esse queridinho não deve ser subestimado quando o assunto é pele do corpo, já que suas propriedades podem contribuir para mantê-la saudável e sem sinais de envelhecimento. A dermatologista Carolina Marçon conversou com o DermClub e mostrou os porquês de usar um hidratante com ácido hialurônico na pele do corpo. Confira! 

Pele do corpo ressecada? Entenda a importância dos cremes hidratantes na rotina

Atire a primeira pedra quem nunca fez uma skincare de respeito no rosto, mas esqueceu de dar uma atenção especial para a pele do corpo! Esse hábito, embora seja comum, não tem nada de correto. Dra. Carolina explica que a pele do corpo também resseca e se fragiliza com a ação de agressões externas: “A pele do corpo, assim como a pele da face, passa pelo processo de envelhecimento e pode sofrer ressecamento, principalmente em algumas épocas do ano em que o tempo está mais seco, como o inverno”.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

A médica destaca que, às vezes, o processo pode acontecer de dentro para fora: “Em algumas fases da vida, como a menopausa, a pele tende a ficar mais seca e perder colágeno. Por isso, é importante cuidar do corpo e não só do rosto”. De acordo com a dermatologista, a hidratação vai muito além de uma questão meramente estética: “A pele ressecada fica mais suscetível a reações alérgicas, traumas e cicatrização diminuída. Por isso, é essencial manter a hidratação do corpo”. 

Por que escolher um hidratante com ácido hialurônico?

Que é necessário hidratar o corpo, já ficou claro. Mas, onde entra o ácido hialurônico nisso? Calma que a médica explica! “O ácido hialurônico é uma molécula com capacidade alta de hidratação, potencializando a ação dos cremes hidratantes, além de contribuir para o estímulo do colágeno. Por isso, ele é tão interessante para o tratamento corporal, ajudando a melhorar a função de barreira da pele”, comenta Dra. Carolina.

Produtos relacionados

Cremes com ácido hialurônico: quando usar? 

Se você é do time do rostinho hidratado e o corpo ressecado, uma dica para não esquecer é estabelecer uma rotina, aplicando o creme hidratante sempre na mesma hora todos os dias, até que se torne um hábito. A Dra. Carolina indica o timing perfeito para isso: “O melhor momento para aplicar o produto é após o banho, que é o momento em que a pele está mais receptiva, pois os poros e vasos estão mais dilatados, absorvendo melhor o creme, além de ter o bônus da umidade da pele. Quanto à regularidade, o ideal é usar um hidratante pelo menos uma vez ao dia, mas se possível mais”. 

Para além do ácido hialurônico: hábitos podem prevenir o envelhecimento

Se você acha que apenas os cremes com ácido hialurônico podem salvar a pele do corpo do ressecamento e do envelhecimento precoce, errou feio! Os hábitos diários de cuidado com o corpo também podem ajudar (ou atrapalhar) esse processo. “É importante cuidar também do banho em si: banhos muito quentes, uso de sabonetes incompatíveis com o pH da pele, como a maioria dos sabonetes em barra, além de produtos que contêm muito perfume, acabam ressecando a pele quando usados em excesso. A bucha também deve ser evitada”, comenta a especialista. 

Além da higiene da pele, os cuidados com o sol não podem ser dispensados de forma alguma. “É preciso ter cuidado com a exposição ao sol, pois o dano solar é cumulativo. Numa paciente jovem, num primeiro momento, a pele bronzeada fica muito bonita, mas uma hora o preço tem que ser pago: no longo prazo, pode acontecer o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas. O uso do protetor solar, principalmente nas áreas mais expostas, como pescoço, braços, colo e mãos, é fundamental para combater o ressecamento e evitar o envelhecimento precoce”, finaliza a médica. 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 14 de Fevereiro de 2022
Modificada em: 14 de Fevereiro de 2022

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Vitamina C com ácido hialurônico: como juntar esses dois ativos super importantes para a saúde da pele!

Vitamina C com ácido hialurônico: como juntar esses dois ativos super importantes para a saúde da pele!

Ácido Hialurônico

Sérum vitamina C + ácido hialurônico: como usar, benefícios, porque apostar nessa dupla

Sérum vitamina C + ácido hialurônico: como usar, benefícios, porque apostar nessa dupla

Ácido Hialurônico

Produtos com ácido hialurônico para cada necessidade da sua pele

Produtos com ácido hialurônico para cada necessidade da sua pele

Ácido Hialurônico

Pele seca precisa de hidratação corporal! Veja o melhor produto e como usar um creme hidratante para o corpo

Pele seca precisa de hidratação corporal! Veja o melhor produto e como usar um creme hidratante para o corpo

Hidratação corporal

Ácido hialurônico: olheiras podem ser resolvidas com esse ativo? Qual é o produto mais indicado?

Ácido hialurônico: olheiras podem ser resolvidas com esse ativo? Qual é o produto mais indicado?

Ácido Hialurônico

Como hidratar a pele sensível? Conheça os principais cuidados com a hidratação deste tipo de pele

Como hidratar a pele sensível? Conheça os principais cuidados com a hidratação deste tipo de pele

Hidratação corporal

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência