Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Ácido hialurônico para tratamento de rugas: produtos e técnicas que amenizam as linhas de expressão e flacidez

Entenda de que forma o ácido hialurônico pode ser usado para o tratamento de rugas
Entenda de que forma o ácido hialurônico pode ser usado para o tratamento de rugas

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Evitar e suavizar as rugas é prioridade quando falamos da rotina de skincare anti-idade. Afinal, os temidos pés de galinha e as linhas de expressão podem causar um impacto grande na autoestima e bem-estar de muita gente. Por isso, é importante apostar em produtos e ativos que focam na prevenção e tratamento do envelhecimento precoce! A dermatologista Carolina Marçon foi a convidada do DermaClub para esclarecer como o ácido hialurônico, queridinho da rotina de skincare de várias blogueiras, que, além de ser um excelente hidratante, também pode ajudar no tratamento de rugas e linhas finas. Confira!

Para que serve ácido hialurônico? Descubra o que ele faz pela sua pele

O ácido hialurônico é uma substância presente naturalmente na nossa pele e pode ser utilizado por meio de produtos sintéticos para aproveitar seus benefícios”, explica a Dra. Carolina Marçon. “Sua função é hidratar e reter a água na pele, conferindo resistência e elasticidade, e, por isso, tem efeito muito interessante na estética e aspecto da pele como um todo, garantindo viçosidade e hidratação”. Por suas propriedades, o ácido hialurônico pode ajudar e muito a retardar o envelhecimento, processo natural da pele.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como a produção orgânica de ácido hialurônico começa a declinar a partir dos 25 anos de idade, fica fácil entender porque existem tantos procedimentos estéticos e produtos com esse ativo na sua composição, seja em creme, loção, sérum ou gel, com a função de melhorar linha de expressão, a resistência e a qualidade da pele.

Produtos relacionados

Ácido hialurônico injetável é opção para rugas

“Ele pode ser utilizado também na forma injetável. Através desse método, ele tem várias composições físicas e químicas diferentes, com alguns produtos que são mais densos, outros mais fluidos. Eles têm a função de elevar e reposicionar estruturas, dando efeito de lifting e elevação, pois com o processo de envelhecimento sofremos com a perda óssea, perda de gordura na face, então o rosto vai caindo”, esclarece a dermatologista.

“O ácido hialurônico nessas concentrações, aplicado profundamente rente ao osso, consegue reposicionar as estruturas da face e dar um aspecto mais rejuvenescido. Além disso, ele pode ser utilizado para corrigir algumas imperfeições, contribuir com a beleza da face como um todo (preenchimento nasal, volumização dos lábios), sendo uma das substâncias mais pedidas e utilizadas pelos pacientes”, diz a Dra. Carolina. “Também é possível aplicar um ácido hialurônico injetável para hidratação da pele, tendo até mesmo um resultado interessante em mulheres na menopausa, que sofrem com o ressecamento da pele”, ressaltou a Dra. Carolina.

Rotina de skincare com ácido hialurônico completa a ação de procedimentos estéticos

Produtos relacionados

Com relação aos procedimentos estéticos para o tratamento das rugas, Carolina destaca uma ampla gama de opções. “Além da aplicação de ácido hialurônico injetável, é possível fazer uso de procedimentos com laser, radiofrequência e ultrassom microfocado, peelings químicos que estimulam a renovação celular, toxina botulínica, que relaxa a musculatura facial, ou fios de PDO que estimulam o colágeno e possuem resposta interessante para as rugas”, esclarece a especialista.

Porém, a rotina de cuidados com a pele é essencial para que os procedimentos tenham efeitos mais intensos e os resultados cheguem mais rápido. “Ressalta-se a importância do próprio skincare, com produtos que contenham o ácido glicólico, ácido hialurônico e ácido retinóico, que possuem ação no estímulo da produção de colágeno, além da vitamina C, que é maravilhosa e possui efeito antioxidante”, recomenda Carolina.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 07 de Dezembro de 2021
Modificada em: 19 de Maio de 2022

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Vitamina C com ácido hialurônico: como juntar esses dois ativos super importantes para a saúde da pele!

Vitamina C com ácido hialurônico: como juntar esses dois ativos super importantes para a saúde da pele!

Ácido Hialurônico

Sérum vitamina C + ácido hialurônico: como usar, benefícios, porque apostar nessa dupla

Sérum vitamina C + ácido hialurônico: como usar, benefícios, porque apostar nessa dupla

Ácido Hialurônico

Produtos com ácido hialurônico para cada necessidade da sua pele

Produtos com ácido hialurônico para cada necessidade da sua pele

Ácido Hialurônico

Ácido hialurônico: olheiras podem ser resolvidas com esse ativo? Qual é o produto mais indicado?

Ácido hialurônico: olheiras podem ser resolvidas com esse ativo? Qual é o produto mais indicado?

Ácido Hialurônico

Qual é o melhor ácido hialurônico para a pele?

Qual é o melhor ácido hialurônico para a pele?

Ácido Hialurônico

Para que serve o ácido hialurônico? 6 utilidades da substância na rotina de skincare

Para que serve o ácido hialurônico? 6 utilidades da substância na rotina de skincare

Ácido Hialurônico

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência