Lidar com o surgimento de manchas na pele é algo mais comum do que se imagina. Causadas por excesso de exposição solar e outros fatores, essas hiperpigmentações podem surgir em diferentes partes do corpo, principalmente no rosto e no colo. Para tratá-las, o uso de algumas substâncias, como retinol e ácido ascórbico, são a opção nº 1 entre os pacientes nos consultórios. Mas, ainda que proporcionem benefícios à pele, é importante que essas substâncias sejam usadas corretamente. Pensando nisso, o time de Dermaclub listou os ácidos mais indicados para o cuidado das diferenças de tonalidade na pele e as suas funções. Veja só!
1# Ácido tranexâmico
Diferente de outros despigmentantes que agem direto na melanina, o ácido tranexâmico inibe a conversão do plasminogênio em plasmina, a substância liberada quando a pele sofre uma agressão, como a exposição solar, inflamação acneica ou um machucado. A plasmina estimula outros fatores inflamatórios, capazes de aumentar a produção de melanina. Ou seja: ao impedir a formação da plasmina, é possível impedir o estímulo da produção de melanina e a inflamação e, consequentemente, o surgimento de manchas na pele.
Por promover um tratamento eficaz, o ácido tranexâmico é uma ótima opção para quem busca um tratamento de manchas na pele causadas por acne, sol e melasma. Outra notícia boa é que o índice de efeitos colaterais após o uso da substância, como ardência e irritação local, é muito baixo - o que reforça a segurança do ativo.
Produtos relacionados
2# Ácido glicólico
Se você possui a pele oleosa e com tendência à acne, saiba que o ácido glicólico é uma ótima opção para tratar tonalidade irregular no rosto. Obtido a partir da cana de açúcar e outros vegetais doces, o ácido glicólico é capaz de promover uma leve esfoliação na pele, removendo as células mortas, estimulando a produção de colágeno e reduzindo o excesso de oleosidade.
Outro benefício dessa substância é a versatilidade: pode ser usada isolada ou junto com outros ativos na mesma fórmula, com o objetivo de potencializar a sua ação. Uma boa maneira de incluí-la na sua rotina de skincare é optando por um sabonete com ácido glicólico para limpar, hidratar e tratar as manchas na pele ao mesmo tempo.
Produtos relacionados
3# Ácido ascórbico (vitamina C)
O ácido ascórbico, popularmente conhecido como vitamina C, é um dos antioxidantes mais potentes que existem. Responsável por neutralizar os radicais livres, a ação despigmentante do ativo se dá pela inibição excessiva da produção de melanina, o que ameniza e previne a formação das manchas na pele - sejam elas marcas de acne, manchas solares ou de melasmas.
Outra vantagem do ácido ascórbico é que pode ser usado em qualquer tipo de pele. O que vai diferenciar é a textura do produto com vitamina C para o rosto escolhido, sendo sérum, loção ou creme. Na dúvida, o truque é apostar na textura sérum, que além de ser leve e fluida, também combina com todos os tipos de pele.
Produtos relacionados
4# Retinol (vitamina A)
Também conhecido como vitamina A, o retinol é um dos ativos mais utilizados para tratar espinhas, cicatrizes e manchas na pele. Capaz de acelerar a renovação celular, o retinol “varre” as células mortas da superfície da pele e sendo elas as responsáveis por bloquear poros e promover irregularidade na textura da pele, o ácido auxilia a diminuição de poros e uniformização da textura e tonalidade da pele.
Quanto ao seu modo de uso, o retinol pode ser aplicado depois da limpeza da pele e antes da hidratação em forma de sérum ou creme. No entanto, se o paciente optar pela aplicação durante o dia, é importante fazer isso com um protetor solar com FPS 50 ou mais para evitar qualquer irritação na pele.
Produtos relacionados
Publicada em: 08 de Julho de 2021
Modificada em: 20 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!