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Alimentos germinados podem aumentar em até 20 vezes o valor nutricional dos alimentos; saiba mais!

Veja quais são as vantagens de consumir alimentos germinados
Veja quais são as vantagens de consumir alimentos germinados

Redação por Helena Marques

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Apesar de pouco conhecidos, os alimentos germinados são fonte de nutrientes importantes e possuem teor de proteínas, vitaminas, minerais e fibras até 20 vezes maior que um grão comum. Além disso, ainda são considerados bioativos devido ao alto valor substancial, ou seja: ajudam a promover a saúde e a prevenir doenças. Veja abaixo as vantagens de consumir esse tipo de comida!

O que são os alimentos germinados?

São os grãos, as leguminosas e as sementes que iniciam o processo de criação de uma nova planta. Entretanto, para o consumo humano, eles precisam ser germinados. Essa técnica melhora o potencial nutritivo, a digestão e até mesmo diminui a toxicidade de um alimento.

Como esses alimentos devem ser preparados?

Eles podem ser consumidos frescos e crus, mas, como passam por desidratação industrial, ao germiná-los, ficam mais nutritivos e saudáveis. Abaixo, descubra como fazer:

- Sementes, água e um pote de vidro é tudo o que você precisa para usufruir o máximo da energia vital presente nos brotos. Deve-se, portanto, utilizar a melhor qualidade possível de água, para colocar os frutos de molho por uma noite (de 8 a 12 horas);
- A temperatura ideal para preparo é em torno de 25°C. Caso haja uma variação grande para mais ou para menos, isso acelera ou atrasa o seu desenvolvimento;
- Depois disso, retire os grãos que não incharam ou que estão com um mau aspecto e lave novamente os que vingaram.

Atenção durante a escolha dos brotos

Germinar envolve algumas regrinhas que devem ser seguidas para o sucesso do método. Confira abaixo algumas delas:

- Retire as cascas dos alimentos antes de prepará-los, já que são de difícil digestão;
- Evite escolher sementes murchas, quebradas ou deformadas;
- É necessário que haja plena circulação de ar dentro do vidro de cultivo. Assim, você deve deixar o recipiente descoberto.

Agora que você já sabe essas dicas, tente acrescentar essa alternativa saudável e superfácil de preparar à sua alimentação!

Publicada em: 02 de Setembro de 2016
Modificada em: 05 de Setembro de 2016

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