Produtos relacionados
Todos os dias, antes de sair de casa, realizamos vários cuidados com o rosto, e um deles é a aplicação do protetor solar. Mas, e com o corpo, você costuma ter a mesma atenção? Embora a face seja mais exposta aos efeitos da radiação UV e dos radicais livres, precisamos proteger todas as partes do corpo desses vilões. Por isso, o uso do dermocosmético corporal se torna tão importante, não apenas na praia ou na piscina, mas todos os dias. O DermaClub convidou o dermatologista Rubens Pontello, de Londrina, Paraná, para explicar o quão relevante é usar o filtro solar no corpo todo. Veja só!
Entenda a importância da alta proteção solar para o corpo
Ao longo do dia, existem vários fatores que contribuem para o processo de envelhecimento precoce e a exposição solar crônica é um dos principais. De acordo com o médico, “inúmeros estudos já demonstraram a relação direta entre radiação ultravioleta e o aparecimento do câncer da pele, assim como degeneração do colágeno e elastina - componentes essenciais para uma pele bonita e saudável”, explicou. Por essas e outras razões, o uso diário do protetor solar com FPS 30, no mínimo, se torna indispensável.
Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!
Use o filtro solar além do rosto e cubra a sua pele de benefícios
Na maioria dos casos, a proteção solar é feita corretamente no rosto, mas muito negligenciada em outras áreas expostas, como o pescoço, colo, antebraços e mãos. Porém, o dermatologista ressalta: todo o corpo merece e precisa ser protegido. “O filtro solar deve ser aplicado diariamente em toda superfície cutânea exposta e também em áreas cobertas por tecidos finos e claros - que não protegem contra a radiação UV”, assegurou.
As características ideais que todo protetor solar corporal precisa ter
O protetor solar corporal é diferente daquele que usamos no rosto. O produto pode possuir uma capacidade maior de hidratação, alta espalhabilidade e toque seco. “Seu fator de proteção (FPS) precisa ser 30, no mínimo, contendo filtros químicos e/ou físicos em sua composição”, indicou. Além disso, ele precisa ter alta proteção contra os raios UVA e UVB.
Para não falhar nesse cuidado, precisamos respeitar a quantidade mínima do produto a ser aplicada, com a seguinte regra: “Uma colher de chá de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás. Além de uma colher de chá para cada braço e perna”, concluiu.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 24 de Novembro de 2017
Modificada em: 21 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dr. Rubens Pontello
CRM: 24645
O Dr. Rubens Pontello Junior é especialista em dermatologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) onde, atualmente, permanece como professor assistente da Disciplina de dermatologia do Curso de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro internacional da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Realizou fellow de dermatologia na Universidade de Miami (UM/FADE), além da atualização em laser e cosmiatria da Harvard Medical School, em 2015.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!