Em tempos de quarentena, é normal que o nosso corpo sofra os impactos da mudança de rotina. Afinal, o longo período dentro de casa e os novos hábitos podem despertar alguns sintomas de inquietação e ansiedade. Por isso, você certamente deve estar pensando como cuidar do seu corpo e mente durante o isolamento, certo? A boa notícia é que existem diferentes formas de fazer isso dentro de casa. Quer saber como? O Dermaclub te conta! Confira 5 dicas da psicóloga e especialista Luísa Locatelli para movimentar corpo e mente em casa.
Entenda como o isolamento social pode gerar ansiedade
Segundo a especialista, não existem dúvidas de que os efeitos da ansiedade podem ser sentidos durante o período de isolamento. “Sentir-se ansioso é uma emoção comum ao ser humano que, normalmente, aparece quando enfrentamos uma situação de estresse”, contou. Nesse sentido, ela continua: “Estar em casa em tempo integral nos tira da nossa rotina e de situações que já estamos acostumados, o que pode gerar em algumas pessoas o sentimento de ansiedade”, explicou.
Além disso, a profissional alerta que as pessoas com histórico de ansiedade e depressão podem (e devem!) procurar formas de manter a saúde mental estável. “O isolamento pode se tornar mais difícil para estas pessoas, já que o período pode ser gatilho para as crises”. Por isso, Luísa ressalta: “É importante não estar sozinho e, se necessário, buscar ajuda profissional. As terapias online, por exemplo, estão sendo feitas de forma virtual e podem ajudar”. Outras medidas que podem ajudar a aliviar a angústia dentro de casa é estabelecer uma rotina prazerosa e manter contato virtualmente com a família e os amigos.
Sedentarismo vs isolamento: exercite-se já!
Durante o isolamento, um dos maiores desafios é descobrir formas de como se exercitar e movimentar o corpo. Mas, de acordo com Luísa, com uma dose de criatividade e algumas adaptações é possível fazer atividades físicas em casa. “A internet está recheada de opções. Entretanto, é importante reforçar que você deve respeitar as suas limitações e o seu ritmo”. Entre as opções, vale investir em yoga, meditação e fitdance, que são práticas que ajudam a cuidar da mente e do corpo. Mas lembre-se: não estamos em uma competição de produtividade! O objetivo é investir em atividades prazerosas para passar o tempo de forma mais leve.
Além da yoga e meditação, existem outras formas de ajudar a cuidar do corpo e da mente
Quando se trata de atividades relaxantes, o yoga e a meditação são sempre as primeiras opções a serem procuradas. Entretanto, a psicóloga revela que existem outras formas de driblar o sedentarismo e a ansiedade em casa. “Treinamentos funcionais, aulas de dança online, jogar bola no quintal e qualquer outra atividade que te faça suar será ótimo para liberar qualquer tensão no corpo causada pelo estresse do isolamento”, afirmou. Já para cuidar da mente, a chave para o sucesso é manter os vínculos sociais. “Apesar da distância física, podemos manter nossas relações afetivas de forma online. Chamadas de vídeo, por exemplo, ajudam a compartilhar momentos importantes com amigos e familiares”, finalizou.
Este artigo tem a contribuição de:
Luísa Locatelli Lima, graduada em psicologia, desde 2013, pela IBMR, com especialização na Teoria Cognitivo Comportamental (TCC), MBA em gestão estratégica e econômica de Recursos Humanos, pela FGV.
Publicada em: 04 de Março de 2020
Modificada em: 21 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!