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Antioxidantes: por que devemos incluir essas substâncias em nossa alimentação?

Além dos dermocosméticos, os antioxidantes podem ser encontrados em muitos alimentos, como as frutas vermelhas, que colaboram para uma boa saúde do organismo e da pele
Além dos dermocosméticos, os antioxidantes podem ser encontrados em muitos alimentos, como as frutas vermelhas, que colaboram para uma boa saúde do organismo e da pele

Redação por Candida Silva

Para ter uma pele hidratada, com textura uniforme e radiante, não basta apenas manter uma rotina de cuidados, mas também é essencial ter estilo de vida e alimentação saudáveis. Para isso, priorize em suas refeições alimentos ricos em antioxidantes, que ajudam a combater os processos inflamatórios, como espinhas, e a ação dos radicais livres, que são responsáveis pelo surgimento dos sinais de envelhecimento precoce.

Antioxidantes reduzem o risco de diversas doenças

Do ponto de vista nutricional, uma dieta rica em alimentos antioxidantes é fundamental para a redução dos riscos de desenvolvimento de doenças relacionadas a inflamações no organismo. Isso se deve à ação anti-inflamatória dessas substâncias, que fortalece a imunidade e ajuda, inclusive, no processo de recuperação de lesões.

Uma dieta rica em antioxidantes é chave para a pele saudável

Diariamente, a nossa pele fica exposta a agentes externos que enfraquecem a sua barreira natural, como a poluição e a radiação solar. Quando desprotegido, o corpo reage aumentando a produção de radicais livres - moléculas instáveis que danificam as células saudáveis da pele. Assim, esses danos se apresentam na forma de sinais de envelhecimento precoce, como rugas, manchas e flacidez. Para combater a ação dos radicais livres é importante não só fazer o uso tópico de antioxidantes, mas também consumi-los regularmente pela alimentação.

Além disso, os antioxidantes, em especial a vitamina C, também estimulam a formação de novas fibras de sustentação, como o colágeno. O resultado é a melhora da firmeza e do viço.

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Quais são os alimentos mais ricos em antioxidantes

De modo a aumentar o consumo de alimentos antioxidantes e neutralizar os radicais livres, procure manter uma dieta baseada em uma vasta variedade de ingredientes frescos, como frutas e verduras com altas concentrações de vitaminas A, C ou E. Entre eles, destacam-se as frutas vermelhas - como framboesa, morango e amora -, açaí, frutas cítricas, mamão papaya, goji berry, camu-camu, espinafre, açafrão da terra - também conhecido como cúrcuma - e as oleaginosas, como amêndoas, castanhas e nozes.

Com esses alimentos a sua pele vai ficar muito mais bonita e radiante. Invista!

Publicada em: 30 de Outubro de 2017
Modificada em: 21 de Julho de 2021

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