Produtos relacionados
A região dos olhos é uma das partes mais delicadas do corpo, já que possui espessura mais fina. Por isso, acaba apresentando os primeiros sinais de envelhecimento, como rugas e bolsas, devido à grande movimentação muscular das pálpebras e da influência dos fatores externos. Para entender os cuidados necessários para manter essa área saudável, o DermaClub conversou com a dermatologista Soraya Rosset, de São Paulo. Olha só!
Por que a região dos olhos é mais sensível e expõe mais rápido o envelhecimento
De acordo com a médica, a pele da região dos olhos é considerada sensível porque é mais fina e não possui proteção como as demais áreas do rosto. “Outra particularidade é a força dos músculos que existem na pálpebra, que são feitos para realizar movimentos automáticos de contração rápida - piscar e lacrimejar. Dessa forma, são responsáveis por um maior número de marcas de expressão, como as rugas”, disse, enfatizando que também podem surgir manchas pigmentadas, em tons de azul e marrom, ao redor dos olhos.
Descubra quais são os cuidados necessários com a região dos olhos
A Dra. Soraya afirma que, como a área é mais fina e devido ao sistema circulatório e linfático das pálpebras, a pele que a reveste exige dermocosméticos específicos. Dessa forma, são necessários ativos que melhorem a parte vascular e, com isso, reduzem os pigmentos depositados na região; além de substâncias antipigmentantes, que diminuem o aparecimento das manchas, sem causar irritações. Por isso, os produtos devem ser hipoalergênicos e dermatologicamente testados.
Veja quais são os ativos indicados para aplicar na região dos olhos
Antes de escolher qual dermocosmético vai cuidar da sua área dos olhos, é fundamental consultar um dermatologista. Abaixo, a Dra. Soraya conta quais são os melhores substâncias para a região:
- Antioxidante: ação firmadora, clareadora e combate a oxidação celular;
- Retinol: melhora a textura da região dos olhos, diminuindo as rugas e amenizando a flacidez;
- Clareador: inibe produção de melanina, diminuindo as manchas. Não é fotossensível, ou seja, não causa irritações com a exposição ao sol;
- Cafeína: diminui a formação de bolsas nas pálpebras, pois melhora a circulação da região.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 09 de Agosto de 2017
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Soraya Rossetti
CRM: 75995
Médica dermatologista formada pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, onde também é membro titular. Com mais de 16 anos de experiência, é também membro titular de outras importantes entidades médicas, entre elas Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, Academia Americana de Dermatologia e “International Dermoscopy Society – IDS”.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!