Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Quais áreas do corpo também precisam de protetor solar mas são esquecidas pela maioria das pessoas?

Veja as regiões do corpo que não podem ser esquecidas
Veja as regiões do corpo que não podem ser esquecidas

Entrevista com Dra. Tatiane Curi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Que o protetor solar é um item indispensável na rotina de skincare, isso todo mundo já sabe. Mas a verdade é que nem sempre ele é aplicado em todas as áreas da pele. Além do protetor solar facial, que deve ser usado todos os dias (dentro e fora de casa), o produto para o corpo também precisa ser incluído no seu ritual de cuidados, principalmente ao longo do verão, quando for passar o dia na praia ou na piscina.

Nesse caso, é importante aplicar o filtro solar em todas as áreas expostas, especialmente naquelas mais esquecidas pelas pessoas, como é o caso dos pés, mãos e orelhas. A dermatologista Tatiane Curi, conversou com o DermaClub e explicou a importância do uso do produto no corpo todo e a quantidade correta para cada região.

Esqueci de passar protetor solar: veja as áreas do corpo mais negligenciadas

O protetor solar é um cuidado de skincare que não deveria ser esquecido de aplicar. Mas quem nunca deixou de passar o produto numa área super exposta ao sol? De acordo com a dermatologista, as partes do corpo mais esquecidas pelos pacientes são: dorso dos pés, dorso das mãos, orelhas e até mesmo o couro cabeludo é deixado de lado. “Outros locais de difícil alcance também podem, mas não devem ser esquecidos, como a região posterior do corpo”, contou a Drª.

Como a pele é o maior órgão do corpo humano, na hora de aplicar o protetor solar é super importante que não esqueçamos nenhuma área fotoexposta. Sendo assim, a médica lança uma dica de ouro: “Sempre vale a orientação de aplicar o filtro solar em casa, antes de sair para o sol, e sem roupa para não esquecermos nenhuma área ou aquela ‘beiradinha’ do biquíni ou da sunga”.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Não passei filtro solar e agora? Veja os problemas que isso pode causar

Se você esqueceu de aplicar o filtro solar em alguma parte do corpo, a Drª Tatiane explica o que acontece com a sua pele. “Áreas expostas à radiação ultravioleta sem proteção adequada podem causar vermelhidão, inchaço exagerado, aumento da temperatura local e dor na região. Todos esses sinais são característicos de processo inflamatório na pele, podem levar a queimaduras solares”, atentou. A médica ainda ressalta que, se esse efeito for acumulativo, pode causar ao longo dos anos manchas na pele, envelhecimento precoce e até câncer de pele, como o melanoma.

Veja a quantidade certa de protetor solar para aplicar no corpo e no rosto

Você sabia que existe uma quantidade correta de protetor solar a ser aplicada em cada parte do corpo? A porção precisa ser suficiente para cobrir a pele com uma camada uniforme e homogênea de filtro solar. Uma regra prática a ser considerada é a regra da colher de chá, conforme indica a Dra. Tatiane e a Sociedade Brasileira de Dermatologia:

  • - Rosto, cabeça, pescoço: uma medida de colher de chá de protetor para cada área citada.
  • - Braço e antebraço: mais uma colher de chá de filtro solar para cada lado do corpo.
  • - Perna e coxa: duas colheres de chá para cada lado do corpo.
  • - Frente do corpo (tórax) e região de trás do corpo (dorso): duas colheres de chá de filtro solar.

Produtos relacionados

A aplicação pode ser realizada em duas camadas para uma melhor absorção e proteção. E o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas a três horas aproximadamente.

Queimadura solar, vermelhidão na pele: quais são os cuidados que ela deve tomar?

Agora, se você esqueceu de passar o protetor solar em alguma região do corpo, e ficou com aquele aspecto vermelho e ardido, típico de queimadura solar, precisa seguir alguns cuidados. “Manter a área resfriada para baixar a temperatura local, usar loções ou cremes hidratantes para recuperar a barreira de pele e optar por produtos com ativos calmantes. Água termal pode auxiliar no efeito calmante e anti-inflamatório”, revelou a médica

E na próxima vez, não esqueça de caprichar no filtro solar e beber muita água para repor os minerais perdidos.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 03 de Março de 2022
Modificada em: 03 de Março de 2022

Dra. Tatiane Curi

Palavra do Dermatologista

Dra. Tatiane Curi

CRM: 108107

Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Protetor solar para pele sensível: qual é o produto mais indicado?

Protetor solar para pele sensível: qual é o produto mais indicado?

Proteção solar

Poluição, radiação solar... veja quais fatores podem prejudicar o microbioma da pele e sua saúde!

Poluição, radiação solar... veja quais fatores podem prejudicar o microbioma da pele e sua saúde!

Corpo

Qual é o melhor protetor solar com cor para pele oleosa?

Qual é o melhor protetor solar com cor para pele oleosa?

Proteção solar

Protetor solar corpo e rosto: existem produtos que protegem essas duas partes do corpo?

Protetor solar corpo e rosto: existem produtos que protegem essas duas partes do corpo?

Proteção solar

Qual é o melhor protetor solar para o rosto? Conheça todas as opções de DermaClub

Qual é o melhor protetor solar para o rosto? Conheça todas as opções de DermaClub

Proteção solar

Porque continuar usando protetor solar para o rosto e no corpo durante o outono?

Porque continuar usando protetor solar para o rosto e no corpo durante o outono?

Proteção solar

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência