Que o protetor solar é um item indispensável na rotina de skincare, isso todo mundo já sabe. Mas a verdade é que nem sempre ele é aplicado em todas as áreas da pele. Além do protetor solar facial, que deve ser usado todos os dias (dentro e fora de casa), o produto para o corpo também precisa ser incluído no seu ritual de cuidados, principalmente ao longo do verão, quando for passar o dia na praia ou na piscina.
Nesse caso, é importante aplicar o filtro solar em todas as áreas expostas, especialmente naquelas mais esquecidas pelas pessoas, como é o caso dos pés, mãos e orelhas. A dermatologista Tatiane Curi, conversou com o DermaClub e explicou a importância do uso do produto no corpo todo e a quantidade correta para cada região.
Esqueci de passar protetor solar: veja as áreas do corpo mais negligenciadas
O protetor solar é um cuidado de skincare que não deveria ser esquecido de aplicar. Mas quem nunca deixou de passar o produto numa área super exposta ao sol? De acordo com a dermatologista, as partes do corpo mais esquecidas pelos pacientes são: dorso dos pés, dorso das mãos, orelhas e até mesmo o couro cabeludo é deixado de lado. “Outros locais de difícil alcance também podem, mas não devem ser esquecidos, como a região posterior do corpo”, contou a Drª.
Como a pele é o maior órgão do corpo humano, na hora de aplicar o protetor solar é super importante que não esqueçamos nenhuma área fotoexposta. Sendo assim, a médica lança uma dica de ouro: “Sempre vale a orientação de aplicar o filtro solar em casa, antes de sair para o sol, e sem roupa para não esquecermos nenhuma área ou aquela ‘beiradinha’ do biquíni ou da sunga”.
Não passei filtro solar e agora? Veja os problemas que isso pode causar
Se você esqueceu de aplicar o filtro solar em alguma parte do corpo, a Drª Tatiane explica o que acontece com a sua pele. “Áreas expostas à radiação ultravioleta sem proteção adequada podem causar vermelhidão, inchaço exagerado, aumento da temperatura local e dor na região. Todos esses sinais são característicos de processo inflamatório na pele, podem levar a queimaduras solares”, atentou. A médica ainda ressalta que, se esse efeito for acumulativo, pode causar ao longo dos anos manchas na pele, envelhecimento precoce e até câncer de pele, como o melanoma.
Veja a quantidade certa de protetor solar para aplicar no corpo e no rosto
Você sabia que existe uma quantidade correta de protetor solar a ser aplicada em cada parte do corpo? A porção precisa ser suficiente para cobrir a pele com uma camada uniforme e homogênea de filtro solar. Uma regra prática a ser considerada é a regra da colher de chá, conforme indica a Dra. Tatiane e a Sociedade Brasileira de Dermatologia:
- - Rosto, cabeça, pescoço: uma medida de colher de chá de protetor para cada área citada.
- - Braço e antebraço: mais uma colher de chá de filtro solar para cada lado do corpo.
- - Perna e coxa: duas colheres de chá para cada lado do corpo.
- - Frente do corpo (tórax) e região de trás do corpo (dorso): duas colheres de chá de filtro solar.
Produtos relacionados
A aplicação pode ser realizada em duas camadas para uma melhor absorção e proteção. E o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas a três horas aproximadamente.
Queimadura solar, vermelhidão na pele: quais são os cuidados que ela deve tomar?
Agora, se você esqueceu de passar o protetor solar em alguma região do corpo, e ficou com aquele aspecto vermelho e ardido, típico de queimadura solar, precisa seguir alguns cuidados. “Manter a área resfriada para baixar a temperatura local, usar loções ou cremes hidratantes para recuperar a barreira de pele e optar por produtos com ativos calmantes. Água termal pode auxiliar no efeito calmante e anti-inflamatório”, revelou a médica
E na próxima vez, não esqueça de caprichar no filtro solar e beber muita água para repor os minerais perdidos.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 03 de Março de 2022
Modificada em: 03 de Março de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiane Curi
CRM: 108107
Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!