Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Botox: o que é toxina botulínica? Qual é o efeito na pele? Como é aplicado?

 Entenda os benefícios do botox e as diferenças entre a técnica e o preenchimento facial
Entenda os benefícios do botox e as diferenças entre a técnica e o preenchimento facial

Entrevista com Dra. Tatiana Nogueira Matos , membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Botox: já pensou em fazer esse procedimento? Muitas pessoas aplicam a toxina botulínica em vários lugares do rosto, como na boca, na testa e perto dos olhos para acabar com as rugas e linhas de expressão. Mas é importante frisar que a aplicação de botox vai muito além do benefício estético. Também é possível aplicar botox no rosto para tratar casos de bruxismo e enxaqueca, por exemplo.

Para entender mais todos os detalhes sobre o que é botox, como é aplicado e o efeito dessa substância na pele, o DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Matos, que revelou todas as curiosidades desse tratamento. Veja só!

O que é a toxina botulínica?

O botox é uma toxina extraída da bactéria que causa a doença botulismo. Quando essa substância é aplicada na pele, tem o poder de causar um relaxamento e paralisia muscular. Por isso, assim que as pessoas terminam de fazer botox percebem que as rugas e linhas de expressão desaparecem.

Qual é o efeito do botox na pele?

A toxina botulínica quando é injetada na pele age no neurônio que é conectado ao músculo, impedindo a liberação de neuromediadores que fazem o músculo se movimentar, de forma parcial ou total. “Dessa forma, a região ficará mais relaxada e se movimenta muito menos, diminuindo as chances de fratura da pele que está logo acima e que provocam a formação das rugas”, esclareceu a dermatologista.

Qual é a diferença entre botox e preenchimento?

Muita gente acaba confundindo o botox com o preenchimento. Mas, na verdade, essas duas técnicas possuem benefícios e funções bem diferentes quando essas substâncias são injetadas na pele. A toxina botulínica é mais utilizada para tratar as marcas e rugas de expressão do terço superior da face, como os temidos “pés de galinha”. O mesmo ocorre com a ruga que se forma entre as sobrancelhas ou as linhas horizontais na testa.

No caso do preenchimento com ácido hialurônico, é utilizado para repor o volume de determinada parte do rosto. A técnica pode ser aplicada nos principais contornos da região, como queixo, nariz e mandíbula, além de tratar rugas estáticas, como os sulcos naso-labiais (conhecido como “bigode chinês”) e olheiras profundas. A substância também pode ser usada para repor volume de regiões dos lábios e mãos.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como o botox é aplicado na pele e por quanto tempo dura no organismo?

O botox no rosto é aplicado através de uma injeção diretamente no músculo ou na pele: “Ela é feita com o auxílio de uma seringa e agulha bem delicadas, e antes é aplicado um anestésico tópico para evitar qualquer indício de dor”, disse a Drª Tatiana. A dermatologista ainda explica que a cada quatro ou seis meses se faz necessária uma nova aplicação para manter os resultados do tratamento.

É possível aplicar botox em todas as partes do corpo?

Normalmente, a toxina botulínica é aplicada nas áreas do rosto, como na testa e olhos, nariz, ao redor de boca, próximo ao couro cabeludo e pescoço. Mas a especialista ressalta que a substância também pode ser injetada em outros lugares do corpo, como nas palmas das mãos, plantas dos pés, axilas e cicatrizes diversas.

Para que serve o botox além de diminuir rugas?

- Diminuir a transpiração excessiva;
- Melhorar a aparência de cicatrizes;
- Controlar a oleosidade da pele;
- Tratar o rosácea;
- Amenizar distúrbios como enxaqueca;
- Aliviar o bruxismo;
- Controlar o blefaroespasmo (movimentos involuntários dos olhos).

Existem tipos de botox?

A dermatologista afirma que existem alguns tipos diferentes de toxina botulínica: “Tudo vai depender da proteína presente e ligada à toxina ou até mesmo a ausência dessa proteína. Isso faz com que a toxina tenha uma melhor ou pior performance e influencia também na sua durabilidade”, esclareceu. O próprio nome “botox” faz referência a uma marca específica, então os efeitos podem variar de acordo com a qualidade da substância que o especialista injeta na pele e também de como a técnica é realizada.

Quanto custa colocar botox?

Os valores da aplicação do botox podem variar bastante. Tudo vai depender do profissional e da região em que a toxina botulínica é injetada. A médica revela: “Para aplicação numa área equivalente a testa e ao redor de olhos giram em torno de 1.200 até 1.700 reais”.

O que o paciente deve considerar antes de aplicar botox?

O paciente deve levar muitos pontos em consideração: “O primeiro é que existem diferentes tipos de marcas e qualidades de toxinas, que a diluição da substância também é variável e influencia na durabilidade e no risco de resistência. Outro fator importante é que a quantidade aplicada pelo profissional também pode variar e isso acaba alterando a longevidade do tratamento”. A parte mais importante que a especialista ressalta é a expertise do profissional que está aplicando o botox. “Isso porque os resultados bonitos e naturais requerem muito tempo de estudo e dedicação”, atentou.

Quais são os riscos de aplicar botox?

Tatiana revela que o maior risco em fazer botox é a ptose: “Quando o músculo relaxa tanto que as suas funções básicas também ficam comprometidas e, com isso, proporciona uma aparência de paralisia e um resultado estético sofrível”.

Para garantir um resultado natural e sem causar nenhum tipo de risco à sua pele, escolha um bom dermatologista para aplicar a toxina botulínica.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 27 de Julho de 2021
Modificada em: 29 de Julho de 2021

Dra. Tatiana Nogueira Matos

Palavra do Dermatologista

Dra. Tatiana Nogueira Matos

CRM: BA16601

Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, formada pela Universidade Federal da Bahia , realizou residência em clínica médica no Hospital Santo Antônio/ Ba e dermatologia na Universidade de Santo Amaro/ São Paulo. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos nacionais e internacionais para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Como tirar olho de peixe do pé? Dermatologista indica tratamentos e cuidados para prevenir a verruga

Como tirar olho de peixe do pé? Dermatologista indica tratamentos e cuidados para prevenir a verruga

Doenças de pele

Qual é o melhor shampoo para psoríase no couro cabeludo descamando?

Qual é o melhor shampoo para psoríase no couro cabeludo descamando?

Doenças de pele

Psoríase leve, moderada, grave: conheça os graus da doença de pele e como tratar as manchas vermelhas no corpo

Psoríase leve, moderada, grave: conheça os graus da doença de pele e como tratar as manchas vermelhas no corpo

Doenças de pele

Tratamento de psoríase com fototerapia: como funciona + dicas para lidar com a doença

Tratamento de psoríase com fototerapia: como funciona + dicas para lidar com a doença

Doenças de pele

Dermatite perioral: tratamento, causas, sintomas e cuidados para se ter com esse tipo de dermatite no rosto

Dermatite perioral: tratamento, causas, sintomas e cuidados para se ter com esse tipo de dermatite no rosto

Doenças de pele

Eczema, dermatite atópica, psoríase: entenda as diferenças entre cada doença de pele

Eczema, dermatite atópica, psoríase: entenda as diferenças entre cada doença de pele

Doenças de pele

Últimas Matérias

Neurodermatite: o que é? Como tratar? É a mesma coisa que dermatite atópica? Dermatologista explica Dermatite de contato: o que é, quais os sintomas e como tratar as bolinhas na pele que coçam O que é rosácea: tratamento e controle das manchas vermelhas na pele com skincare e procedimentos O que é psoríase gutata? Dermatologista explica os sintomas de psoríase e como tratar a doença de pele Kit skincare outono/inverno com Cicaplast Baume B5 e Cicaplast Lábios para prevenir a pele ressecada Água termal para rosácea, dermatite atópica... 5 doenças de pele em que o produto é necessário
Ver mais

escolha a loja de sua preferência