Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Cabelo caindo muito: estresse, química, alimentação... 5 fatores que podem causar a queda dos fios

  Saiba o que pode motivar a queda de cabelo e como tratá-la
Saiba o que pode motivar a queda de cabelo e como tratá-la

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Você tem lidado com a queda de cabelo? De acordo com dermatologistas, perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia - o que pode parecer muito, mas é uma quantidade saudável para completar o ciclo das madeixas. No entanto, é importante ligar o sinal de alerta ao perceber o cabelo caindo muito e por todos os cantos da casa. Nesse caso, existe uma série de fatores que podem estar ligados a essa perda, como estresse, alopécia e outros. Pensando nisso, o DermaClub junto com a dermatologista Carolina Marçon listou 5 motivos por trás da queda de cabelo e os cuidados necessários para combatê-los.

Por que a queda de cabelo acontece?

Antes de descobrir as principais causas da queda de cabelo, é importante entender como funciona o ciclo dos fios. De acordo com a dermatologista, essas fases já incluem um período de queda. “O nosso cabelo conta com três fases: anágena, catágena e telógena. A primeira dura 4 anos e os fios ficam aderidos ao folículo capilar. Na segunda, ocorre a fase de transição por 15 dias. Já na última, ocorre a queda de cabelo natural que dura de 3 a 6 meses”, afirma. Por esse motivo, a preocupação começa quando essa queda se torna mais acentuada, o que pode significar que fatores externos estão influenciando na saúde do folículo capilar e resultando na perda dos fios.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Cabelo caindo muito: o que pode ser?

Quando se trata de queda de cabelo, existem uma série de fatores que podem influenciar no quadro. Veja os principais deles abaixo:

1. Estresse: situações de estresse e ansiedade implicam numa grande alteração hormonal, como a perda do cortisol, que pode resultar na queda de cabelo;

2. Procedimentos químicos frequentes: tratamentos como escova progressiva, coloração e outras químicas podem ser um risco para os fios, causando uma fragilidade na haste, refletindo na quebra ou até mesmo na perda dos fios - se for usada uma substância muito forte;

3. Uso contínuo de medicamentos: o uso de alguns remédios pode levar a queda de cabelo. Por isso, antes de começar a tomar qualquer medicamento, fique atento aos efeitos colaterais para prevenir a perda dos fios;

4. Pós-parto e alterações hormonais: a mudança de hormônios depois da gestação também é um dos motivos para queda de cabelo. Três ou seis meses depois de ter o bebê, é possível notar o cabelo caindo muito no período pós-parto;

5. Dietas restritivas: uma dieta com restrição na ingestão de alguns nutrientes, como proteínas, vitamina B12 e ferro, pode impactar negativamente os fios, resultando na queda de cabelo.

Como tratar a queda de cabelo?

Justamente por ser um quadro causado por diversos fatores, é importante ter em mente que o primeiro passo para garantir um bom tratamento é identificar a causa da queda de cabelo. “O ideal é procurar um dermatologista para realizar uma avaliação adequada e, assim, encontrar o fator dessa queda. Geralmente, uma investigação clínica e a realização de exames nutricionais são os mais indicados”, conta a dermatologista. É importante ficar atento às alterações hormonais, como na tireoide, se existe alguma carência de nutrientes no organismo ou um fator de doença sistêmica no paciente. 

Depois de diagnosticada, a queda de cabelo pode ser tratada com medidas que impeçam essa perda de acordo com a causa de cada pessoa. “Uma suplementação alimentar, por exemplo, pode ajudar na recuperação dos fios, assim como o tratamento tópico com produtos que estimulem a circulação no couro cabeludo”, revela a profissional. Além disso, o uso de laser de baixa intensidade, o microagulhamento capilar e o uso de uma linha capilar energizante também podem ajudar no combate à queda de cabelo.

Produtos relacionados

É possível prevenir a queda de cabelo?

Segundo a Drª Carolina, existem algumas medidas simples que podem ajudar a evitar a queda de cabelo. “Ter uma alimentação saudável e uma rotina de atividades físicas para garantir o funcionamento do organismo é fundamental”, afirma. Além disso, é importante investir em mecanismos que ajudem a controlar o estresse, que é o grande responsável pela perda capilar. A meditação, o yoga e a terapia, por exemplo, são atividades que podem contribuir para uma vida mais leve e saudável.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 27 de Abril de 2021
Modificada em: 20 de Julho de 2021

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Qual é o melhor shampoo para psoríase no couro cabeludo descamando?

Qual é o melhor shampoo para psoríase no couro cabeludo descamando?

Cabelo

Hidratação para cabelo com queratina: como fazer em casa? Qual produto usar? Siga o passo a passo do ritual

Hidratação para cabelo com queratina: como fazer em casa? Qual produto usar? Siga o passo a passo do ritual

Cabelo

Falhas no cabelo: o que é alopecia areata? Causas e tratamento para a doença que motiva a queda de cabelo

Falhas no cabelo: o que é alopecia areata? Causas e tratamento para a doença que motiva a queda de cabelo

Queda de cabelos

Foliculite decalvante: o que é? Como tratar o problema que causa queda de cabelo e calvície

Foliculite decalvante: o que é? Como tratar o problema que causa queda de cabelo e calvície

Queda de cabelos

Como fazer o cabelo crescer: 8 produtos e cuidados que vão acelerar o crescimento dos fios

Como fazer o cabelo crescer: 8 produtos e cuidados que vão acelerar o crescimento dos fios

Queda de cabelos

Queratina capilar salva o cabelo no verão! Rotina para tratar os fios dos danos solares, secador e chapinha

Queratina capilar salva o cabelo no verão! Rotina para tratar os fios dos danos solares, secador e chapinha

Cabelo

Últimas Matérias

Peeling para acne em casa: pode ser feito? Dermatologista indica como fazer o tratamento com segurança Queda de cabelo por estresse: descubra o que fazer para tratar e evitar esse problema! Protetor solar para o rosto: porque reaplicar o produto? Como retocar o protetor solar com cor? Rotina fácil de cuidados com a pele durante o inverno: 9 produtinhos para você apostar na estação Saiba quais cuidados são importantes na hora de fazer a hidratação da pele seca e sensível Como disfarçar marcas de espinhas: passo a passo para esconder as cicatrizes e manchas de acne
Ver mais

escolha a loja de sua preferência