Assim como a pele e as unhas, você sabia que os cabelos também envelhecem? Seu diâmetro diminui, eles afinam, perdem velocidade de crescimento, se tornam mais secos, quebradiços e, por fim, surgem os fios brancos. Além disso, condições e hábitos danosos ao organismo, como o tabagismo, a exposição à poluição e a radiação solar, podem favorecer para que esse processo ocorra ainda mais rapidamente devido a liberação de radicais livres. Para saber mais sobre esse processo e como atenuá-lo, o DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo. Confira!
Entenda os fatores que influenciam o envelhecimento dos fios
Com o encurtamento na fase de crescimento capilar, as madeixas não têm tempo suficiente para tornarem-se grossas e compridas. Esse processo, até o momento, é irreversível e acelerado, principalmente, por fatores genéticos. Já o surgimento dos fios brancos é geralmente associado à produção de radicais livres em excesso que podem ser ocasionados por estresse físico e mental, por exemplo. “A produção demasiada dessas moléculas pode determinar a destruição precoce das células que dão cor e pigmento aos cabelos”, explica Dra. Flávia.
Além disso, o fumo, a poluição, o sol e hábitos prejudiciais também tendem a aumentar a liberação de radicais livres que aceleram o envelhecimento e o embranquecimento dos cabelos. Aliás, o próprio organismo conta com uma alteração no ciclo capilar ao longo dos anos e traz também a menopausa como outro fator determinante para as mulheres. Segundo a dermatologista, “a redução de estrogênio, nessa fase, deixa os fios mais ressecados e com frizz”.
Boas notícias: o envelhecimento não causa a queda capilar
A alopécia - também conhecida como queda de cabelo - pode ter diversas causas, mas o envelhecimento dos fios não é uma delas. Popularmente chamada de calvície, esta condição é determinada pela herança familiar e ocorre paralelamente ao envelhecimento das madeixas, sendo, no máximo, agravada por esse processo, que torna os fios menos densos, curtos e desprovidos de pigmentação.
Pratique os bons hábitos que desaceleram o envelhecimento capilar
Hábitos saudáveis são a melhor maneira de retardar o envelhecimento dos fios! Não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e evitar a poluição são os segredos para manter os cabelos, assim como a unha e a pele, com um aspecto vigoroso e sadio. Além disso, utilizar shampoos adequados ao seu tipo de cabelo, hidratá-los semanalmente e protegê-los dos efeitos da radiação solar diminuem as chances de quebra. Dra. Flávia também sugere o uso de algumas vitaminas: “A suplementação de biotina, ferro e zinco pode auxiliar no crescimento dos fios, desde que seguindo uma recomendação médica”.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 28 de Novembro de 2016
Modificada em: 08 de Junho de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Flávia Ravelli
CRM: CRM: 129724
Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Chefe do Departamento de Dermatologia do Complexo Hospitalar ProMatre/Santa Joana - SP. É assistente do Departamento de Dermatologia da Universidade de Santo Amaro - UNISA/SP e co-Coordenadora do Departamento de Dermatologia Pediátrica da SBD gestão 2015-2016. Além disso, é pós-graduada em Medicina Baseada em Evidências pela UNIFESP-SP.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!