A queda de cabelo é um problema capilar sério que pode ser provocado por diversos motivos, como excesso de estresse, alterações hormonais, entre outros fatores. Mas, afinal, a caspa pode causar a queda de cabelo? Para destrinchar o assunto, o DermaClub conversou com a dermatologista Gabriela Albuquerque sobre a dermatite seborreica e como ela pode afetar a queda capilar. Conheça todas as técnicas de como acabar com a caspa e tratar a queda de cabelo!
O que é dermatite seborreica? A caspa pode causar queda de cabelo?
A médica Gabriela Albuquerque explica que a caspa é uma descamação do couro cabeludo causada pela oleosidade. E, sim, a dermatite seborreica pode causar a perda de cabelo. “A caspa é uma descamação do couro cabeludo por conta da oleosidade e da proliferação de fungos. Apesar de antigamente se acreditar que a caspa não causava queda de cabelo, os trabalhos atuais confirmam que a reação inflamatória decorrente de uma caspa não tratada pode refletir na queda de cabelo e até mesmo em áreas de falhas”, conta a médica.
A dermatite seborreica tem tratamento?
Sim, a caspa tem tratamento. “Apesar de ser uma condição genética, a caspa pode ser melhorada com o uso de shampoos com ação antifúngica”, explica a médica. Em casos leves, a especialista recomenda que o shampoo anticaspa seja utilizado pelo menos uma vez por semana. Nos casos moderados a graves, duas a três vezes por semana é a frequência ideal para reduzir a caspa no cabelo e tratar a dermatite seborreica.
Como tratar dermatite seborreica: o que buscar no shampoo para dermatite seborreica?
Produtos relacionados
Piroctona olamina: o ativo tem uma ação antifúngica que minimiza a caspa sem agredir os fios, limitando a proliferação do fungo.
Ácido salicílico: esse ácido é conhecido por regular o processo de descamação do couro cabeludo e elimina os flocos da superfície.
Selênio DS: também chamado de dissulfeto de selênio, o composto reequilibra o microbioma capilar e ajuda a eliminar as caspas.
Bisabolol: ação anti-inflamatória que alivia e acalma o desconforto do couro cabeludo.
Tratamento para queda de cabelo: o que procurar em shampoos antiqueda
Produtos relacionados
Aminexil: o aminexil é uma molécula que ajuda a reduzir o processo de rigidificação do colágeno, um processo que causa o envelhecimento precoce das raízes. Ao diminuir a rigidificação do colágeno, a molécula auxilia no tratamento antiqueda.
Niacinamida: também conhecida como vitamina B3, a niacinamida traz muitos benefícios não só para a pele, como também para os cabelos. A vitamina reforça a fibra capilar e remove a gordura, os resíduos e a oleosidade do couro cabeludo, fazendo com que esses resíduos não retardem o processo de crescimento capilar.
Vitamina B5: o ácido pantotênico auxilia no tratamento para queda de cabelo por fios envelhecidos. Além disso, a vitamina B5 também libera a pele morta do couro cabeludo, abrindo espaço para o crescimento de novos fios.
Vitamina B6: essa vitamina combate a queda de cabelo, além de fazer com que o cabelo cresça mais forte e saudável.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 27 de Setembro de 2021
Modificada em: 27 de Setembro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Gabriella Albuquerque
CRM: 52.71503-4
A Dra. Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ao longo de sua carreira, a Dra. Gabriella tem capítulos de livros publicados, artigos em revistas dermatológicas e ministra aulas em diversos congressos, cursos e workshops para outros dermatologistas.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!