A celulite é um problema que incomoda muitas mulheres - embora algumas estejam de bem com esses “furinhos”, a maioria ainda prefere se livrar do aspecto irregular da pele. Conhecida pelo surgimento do efeito “casca de laranja” na pele, principalmente na região das coxas e glúteos, ela é uma inflamação que acontece no tecido subcutâneo. Mas quais são os motivos que levam ao aparecimento desse problema? E, na verdade, o que é celulite? Para esclarecer as possíveis causas e os tipos dessas marquinhas, o DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo.
O que é celulite?
Popularmente conhecida como celulite, lipodistrofia ginóide é o nome técnico dessa inflamação que ocorre sob a pele. De acordo com dermatologistas, ela acontece decorrente de alterações do tecido adiposo e na microcirculação linfática de tecidos sanguíneos, causando uma fibroesclerose (endurecimento) no tecido conectivo. O incômodo, que afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, tem como maior característica o aspecto ondulado, parecido com uma “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo.
O que é celulite infecciosa ou celulite bacteriana?
Diferente do problema estético caracterizado pelo surgimento de furinhos no corpo, a celulite infecciosa, também conhecida como celulite bacteriana, é causada pelo ataque de bactérias dos gêneros estreptococos e estafilococos. Segundo a Dra. Lilia, “Esses micro-organismos penetram na pele a partir de uma porta de entrada, que pode ser uma ferida, úlcera, bolha ou até uma micose nos pés, causando dor, irritação, ardência local e até a infecção do organismo”, esclareceu.
Conheça 5 causas da celulite estética:
1) Hereditariedade: se alguém da sua família tiver celulite, como a sua mãe ou sua tia, você tem grandes chances de a desenvolver também.
2) Problemas circulatórios: quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso, causando, assim, a celulite.
3) Alterações hormonais: níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite.
4) Pílula anticoncepcional: o comprimido também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose extra de hormônios no seu organismo.
4) Má alimentação: a ingestão em excesso de açúcares e carboidratos pode causar inflamação no tecido celular e causar a celulite.
5) Falta de exercícios físicos: o sedentarismo também contribui para o excesso de toxinas no organismo que causam o aparecimento dos furinhos no corpo.
Se você tem celulite e se incomoda com essas marcas, procure um dermatologista para garantir o melhor tratamento a fim de amenizar o quadro.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 03 de Maio de 2018
Modificada em: 23 de Maio de 2019

Palavra do Dermatologista
Dra. Lilia Guadanhim
CRM: 133850
Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!