Mais comum entre as mulheres, a celulite é o resultado do acúmulo de gordura e tecidos inflamados. Esse efeito, geralmente, ocorre por predisposição genética e fatores hormonais e externos, como tabagismo, sedentarismo e má alimentação. Mas, calma! É possível amenizar o quadro e evitar os furinhos que podem incomodar. Quer saber como? O DermaClub separou 5 dicas para você dar adeus à esse incômodo. Saiba mais!
1) Hidratação é a palavra-chave
Ingerir líquidos corretamente é um dos segredos para evitar as celulites, já que essa atitude promove a circulação de nutrientes pelo organismo e estimula a eliminação das substâncias tóxicas pela urina. Por isso, tomar bastante água, água de coco, chás e sucos naturais da fruta é o truque! E os refrigerantes? Dê um tempo! Ainda que light ou diet, a bebida contém acidulantes, conservantes e corantes, que prejudicam a circulação sanguínea e o fluxo de toxinas.
2) Você já deve saber: a boa alimentação é a base de tudo
Uma boa alimentação é o primeiro passo para melhorar a saúde do corpo e não seria diferente em relação à celulite. Inclua em seu cardápio legumes ricos em potássio, verduras com magnésio, sementes com selênio, frutas diuréticas, entre outros alimentos. Assim, você conseguirá compor uma dieta rica em antioxidantes, que ajudam a eliminar toxinas e a rejuvenescer a pele.

3) Não deixe de praticar atividade física
O exercício físico é essencial no combate à celulite porque ajuda a queimar as reservas de gordura, além de melhorar o sistema circulatório, que está diretamente ligado ao aparecimento dos furinhos na pele. Então, mexa o corpo! Atividades aeróbicas, como caminhar, pedalar ou dançar são ótimas, além de serem superprazerosas.
4) Invista nos produtos certos e na automassagem
Ativos como a cafeína são reconhecidos por sua ação no combate à celulite. Porém, substâncias com propriedades hidratantes e rejuvenescedoras também podem ser aliadas na melhora da textura da pele. Para dar um boost nessa combinação, a forma como o produto é aplicado faz toda a diferença: aposte em movimentos circulares, de baixo para cima, sempre em direção à virilha.
5) Drenagem linfática
O procedimento coopera para que seu sistema linfático trabalhe melhor, filtrando o excesso de líquido e de toxinas que ficam nos tecidos. Dessa forma, é possível diminuir o inchaço e melhorar a circulação, reduzindo celulite, gordura localizada e flacidez.
Gostou das dicas? Coloque-as em prática e, para mais informações, procure um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia!
Publicada em: 19 de Abril de 2017
Modificada em: 19 de Abril de 2017
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!