A celulite é uma das maiores queixas entre as mulheres, já que acomete regiões como coxas, nádegas e barriga e proporciona o aspecto de casca de laranja na pele De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a celulite é mais comum nas mulheres brancas, mas afeta todas as etnias.
O Dermaclub conversou com a dermatologista Marilu Tiúba, da cidade de Salvador, capital da Bahia, que explicou o que é celulite, quais são suas principais causas e como minimizar o aspecto visual das lesões. Acompanhe!
Você sabe o que é celulite? Dermatologia explica!
Segundo a médica, a celulite é uma inflamação no tecido celular que gera irregularidades na superfície da pele. “Ela acontece devido a alterações do tecido adiposo e na microcirculação linfática de tecidos sanguíneos, gerando aspecto desnivelado. Outros fatores, como a retenção de líquidos e alterações hormonais, também podem gerar agravamento e persistência da celulite”, esclareceu.
Segundo a SBD, os casos de celulite podem ser divididos em leves, moderados ou graves, dependendo de algumas características, como número e profundidade de depressões e presença de flacidez.
O que causa celulite? Veja 5 situações que causam ou pioram o problema na pele
A má circulação sanguínea influencia na formação das lesões porque o sangue permite que as toxinas e gorduras se prendam às células. Confira mais 5 itens que promovem o problema:
- 1) Usar salto alto: utilizar constantemente salto alto prejudica a circulação. Intercale com sapatos mais baixos durante a semana;
- 2) Usar calça jeans apertada: roupas muito apertadas afetam a circulação sanguínea e podem piorar o aspecto da celulite, pois costumam causar inchaço;
- 3) Permanecer na mesma posição por muito tempo: a dica é movimentar-se. Esticar o corpo, mudar de posição, andar ou subir escadas são ações simples que melhoram a circulação;
- 4) Beber muito café: em média, até três xícaras de café por dia podem funcionar como termogênico, porém, em doses altas, a bebida prejudica a microcirculação;
- 5) Fumar: por conta da nicotina, o cigarro afeta a qualidade do sangue que chega até a pele, afetando a elasticidade e facilitando, assim, o surgimento da celulite.
Como diminuir celulite? 4 dicas de como acabar com a retenção de líquidos e amenizar o problema
Além da alimentação rica em açúcares e gorduras, alguns hormônios podem intensificar a retenção de líquidos e a gordura localizada, responsáveis pelo surgimento e intensificação da celulite. Veja quatro hábitos que você pode melhorar no seu dia a dia e evitar a formação da celulite:
- 1) Aposte em uma alimentação balanceada: açúcares, gorduras e sódio são grandes vilões quando o assunto é celulite, pois eles geram retenção de líquido no organismo, o que produz inchaço;
- 2) Procure dormir bem: boas noites de sono são fundamentais para a saúde e a beleza do corpo. Noites mal dormidas podem contribuir para a liberação de hormônios ligados ao estresse e que promovem a retenção de líquidos;
- 3) Converse com seu ginecologista sobre o uso de pílula anticoncepcional: os hormônios estrogênio e progesterona provocam alterações no metabolismo, proporcionando a retenção de líquidos;
- 4) Ingerir líquidos é fundamental para a saúde da pele: pessoas que bebem pouca água ao longo do dia, por consequência, retêm mais líquidos e têm mais problemas de circulação. O indicado é consumir, no mínimo, dois litros de água por dia.
Saiba como você pode melhorar o resultado do tratamento para celulite!
De acordo com a dermatologista, a redução de calorias e mudanças nos hábitos de vida são fundamentais para melhorar as marcas. “O ideal é combinar o tratamento para celulite com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Invista em cremes ricos em cafeína e, para a alimentação, aposte em comidas ricas em silício, como aveia, banana e avelã”, indicou Dra. Marilu.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 10 de Dezembro de 2015
Modificada em: 28 de Dezembro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Marilu Tiúba
CRM: 15146
Graduada pela Escola Bahiana de Medicina e especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Sempre atualizada, participa de diversos congressos nacionais e internacionais.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!