Cicatrizes normalmente significam um machucado muito profundo na pele, mas também podem ser marcas de uma espinha muito severa no rosto. A cicatriz hipertrófica de acne se torna uma característica bastante comum no rosto de quem tem a pele oleosa e acneica. Embora sejam bem profundas e aparentes, é possível tratar o aspecto irregular e suavizar essas marcas com produtos de skincare e procedimentos estéticos. O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Matos que revelou todos os cuidados!
O que é uma cicatriz hipertrófica de acne?
Cicatrizes são marcas na pele que se formam após um corte, machucado ou lesão agressiva, como uma espinha. Existem vários tipos de cicatrizes e a hipertrófica de acne é a que mais fica aparente na pele, a Drª Tatiana revela as suas características: “Cicatriz hipertrófica é aquela que fica mais elevada e mais espessa do que a cicatriz horizontal, mas que não ultrapassa o seu tamanho original”, detalhou a especialista.
Porque a cicatriz hipertrófica de acne é formada?
Há muitos motivos para que essa marca apareça, como após uma espinha bem inflamada ou quando o paciente manipula essa lesão, agravando o quadro da acne. A dermatologista revela outras causas: “Algumas pessoas têm uma propensão a cicatrizes hipertróficas, associada à essa tendência pessoal, a marca pode ser formada a partir de cortes que não são suturados quando deveriam ser, feridas infeccionados, cortes em locais específicos do corpo como tronco e colo e suturas muito tensas, com fios grossos”, explicou.
É possível remover essa cicatriz hipertrófica do rosto?
A especialista conta que não dá para remover 100% da marca do rosto e revela o motivo: “É uma cicatriz profunda e a lesão afeta entre a primeira e a segunda camada da pele. Mas, existem tratamentos que suavizam demais esse tipo de cicatriz, chegando em alguns casos a ficar até imperceptível”, garantiu. Por isso, se você tem esse problema e pensa em se livrar o quanto antes, consulte um dermatologista para buscar a melhor opção terapia para o seu caso.
6 tratamentos mais indicados para cicatriz hipertrófica do rosto
Os tratamentos para amenizar a cicatriz hipertrófica pode variar dependendo da profundidade da lesão. Mas, basicamente, você deve investir em cuidados e procedimentos que fazem uma esfoliação na pele, renovando as células da região. A Dra. Tatiana indica:
1. Produtos à base de corticóide;
2. Dermocosméticos imunomoduladores;
3. Laser fracionado;
4. Luz intensa Pulsada;
5. Microagulhamento;
6. Jato de plasma.
Produtos relacionados
Publicada em: 21 de Outubro de 2020
Modificada em: 21 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!