Você acabou de tomar um longo banho quente e não demorou muito para que a sua pele começasse a reclamar. Além da coceira inquietante, a região também ficou um tanto ressecada e com algumas placas vermelhas. Se essa situação se tornou corriqueira na sua rotina, não se preocupe! Existem alguns cuidados capazes de melhorar essa sensação desagradável na pele. O DermaClub conversou com a dermatologista Dra. Betina Stefanello, que explicou como tratar esse assunto.
É comum sentir coceira na pele depois de tomar banho?
A Drª Betina conta que não é comum, mas também que não é uma situação rara, e que esse problema pode ocorrer pela falta de hidratação da pele. Segundo a médica, esse ressecamento por acontecer quando: “Usamos excesso de sabonete e retiramos a camada de proteção, ou por uma condição natural da nossa pele e ela se apresenta ressecada, ou poralguma doença de pele que cause ressecamento como atopia, hipotireoidismo e psoríase; ou ainda por uma condição chamada de urticária vibratória causada pela vibração da água na pele desencadeando prurido e urticária”.
A importância de preservar a barreira de proteção da pele
Para evitar todos esses incômodos, o melhor mesmo é manter a barreira cutânea bem hidratada. A especialista explica como isso pode ser feito: “Através da ingestão de água, uso de hidratantes, diminuição da perda de água com óleos e evitar o uso de sabonetes diretamente na pele. Dê preferência aos produtos com ativos prebióticos e outros componentes que auxiliam a hidratação como o ácido hialurônico e a água termal.
Produtos para usar durante e após o banho para prevenir a coceira
Hoje em dia, existem vários produtos que podem ajudar - e muito - no tratamento do prurido na pele. Durante o banho, é importante usar loções de limpeza hidratantes, porque além de evitarem a perda da barreira cutânea, ainda a deixam hidratada. Para o pós-banho, é importante sempre usar um hidratante.
Produtos relacionados
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 16 de Março de 2020
Modificada em: 26 de Maio de 2020

Palavra do Dermatologista
Dra. Betina Stefanello
CRM: 52-913715
Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!