Quem tem o costume de manter uma rotina de skincare sabe a importância de caprichar na hidratação da pele. Seja no rosto ou no corpo, uma pele desidratada pode causar ou favorecer alguns incômodos, como envelhecimento precoce, descamação e aspecto acinzentado (a famosa “pele ruça”). Mas, será que a coceira na pele também pode ser uma consequência do ressecamento? O Dermaclub te ajuda a desvendar esse mistério. E mais: dicas de como hidratar a pele de forma adequada e de produtos para incluir na sua rotina de cuidados. Confira!
Por que o ressecamento causa coceira na pele?
A hidratação é nada mais nada menos que a reposição de água na pele. Para mantê-la, é necessário manter também a função barreira, que protege a pele., Essa função barreira ajuda a prevenir os danos causados por agentes externos, como a poluição e o calor, além de evitar a perda de água. A pele com a função barreira fragilizada e ressecada, pode se tornar mais sensível e, desencadear a coceira.
É importante lembrar que não é só o ressecamento da pele que pode causar coceira: : doenças como a dermatite atópica, escabiose ou infecções, reações a certos medicamentos e até mesmo alterações na tireoide podem ser a motivação para a pele coçando. O ideal é procurar um dermatologista para tirar as dúvidas. Só este profissional poderá indicar o melhor tratamento para você.
Pele hidratada: todos os tipos de pele precisam ser hidratados
Muita gente acredita que a pele oleosa não precisa de hidratação. Desde já, a gente te avisa: esse é um grande mito! Todos os tipos de pele precisam ser hidratados para se manterem saudáveis. A diferença, de fato, está no produto: enquanto a pele seca precisa de texturas mais cremosas e densas, como o creme e a loção, a pele oleosa necessita de veículos mais aquosos, como gel-creme, gel e sérum, uma vez que essa pele já produz uma barreira lipídica suficiente.
Rosto e corpo: texturas e produtos diferentes!
Outro erro na hora de fazer a hidratação da pele é usar o mesmo produto para hidratar o corpo e o rosto. Pode acontecer do paciente ter a pele do corpo seca e a do rosto oleosa, e vice-versa. É importante frisar que a fisiologia da pele do rosto e do corpo são diferentes. Por isso, o ideal é escolher um produto de acordo com a necessidade de cada parte, ok?
CeraVe: loção e creme para todos os tipos de pele
Lembra das texturas para os diferentes tipos de pele? A CeraVe pensou nisso e tem a hidratação perfeita para cada uma delas! Para quem tem a pele do corpo seca ou extra-seca, o Creme Hidratante CeraVe entrega a hidratação com reparação da função barreira da pele ideal; já a Loção Hidratante Cerave pode se encaixar melhor na rotina de skincare de quem tem a pele mista, normal ou oleosa, por ter uma textura mais fluida e leve. Já a Loção Hidratante Facial CeraVe se adequa a todos os tipos de pele, aliviando a sensação de coceira, e entregando uma hidratação prolongada durante todo o dia..
Produtos relacionados
Lipikar Baume AP+M: perfeito para peles sensíveis, secas ou muito secas
Para quem tem a pele sensível e, além da coceira associada ao ressecamento, apresenta outros desconfortos na pele, a melhor opção é o Lipikar Baume AP+M, de La Roche-Posay. Ele possui ação calmante, contém niacinamida, glicerina e água termal mineralizante, o que faz com que o produto tenha alta tolerância até na pele de recém-nascidos. O Lipikar ainda reequilibra o microbioma e repara e reforça a barreira de proteção, proporcionando uma pele suave e hidratada.
Produtos relacionados
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 28 de Abril de 2022
Modificada em: 28 de Abril de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!