Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Colágeno com ácido hialurônico: para que serve? Como tomar? Realmente funciona?

Veja para que serve a suplementação e se realmente funciona!
Veja para que serve a suplementação e se realmente funciona!

Entrevista com Dra. Tatiane Curi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O colágeno e o ácido hialurônico figuram entre os ativos mais amados por quem tem uma rotina de cuidados com a pele. Por isso, há uma procura cada vez maior por cápsulas que contenham essa dobradinha, incluindo o colágeno com ácido hialurônico, consumidas oralmente. Mas, você sabe como esse produto funciona? O Dermaclub conversou com a dermatologista Tatiane Curi e desvendou esse mistério para você. Dê uma olhada!

Para que serve o colágeno com ácido hialurônico?

Dra. Tatiane explica a função de cada um desses ativos no corpo: “O colágeno é uma proteína formada por aminoácidos sintetizados pelo organismo. Para a pele, as fibras de colágeno irão fornecer resistência, elasticidade e flexibilidade. O ácido hialurônico também é produzido pelo nosso organismo e sua função principal é o preenchimento dos espaços entre as células, além de ter uma alta capacidade de reter água, auxiliando na hidratação da pele”.  

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Suplementação oral de colágeno com ácido hialurônico funciona?

Tanto o colágeno quanto o ácido hialurônico são substâncias já produzidas naturalmente pelo nosso corpo, mas sua presença começa a diminuir consideravelmente por volta dos 25 anos de idade. É aí que entra a suplementação. “Na intenção de repor essa perda e manter a firmeza da pele, uma textura mais lisa, uniforme e mais saudável, esses suplementos vieram para complementar os tratamentos que já fazemos”, explica Dra. Tatiane. 

“Esses suplementos são desenvolvidos em laboratório e simulam os ácidos que compõem a matriz extracelular (espaço que fica entre as células do corpo), com objetivo de estabelecer um equilíbrio sistêmico, mantendo o corpo saudável”, completa a médica. 

Porém, a dermatologista enfatiza a importância de procurar um especialista antes de suplementar estes ativos: “Existem alguns tipos de peptídeos bioativos de colágeno e, entre eles, alguns apresentam mais evidências científicas que outros. Por isso é importante receber orientações de qual tipo de colágeno ingerir para ter uma melhor absorção, de acordo com a finalidade”. 

Colágeno e ácido hialurônico: como tomar a suplementação?

Para aproveitar os benefícios do colágeno com ácido hialurônico, é necessário seguir estritamente a recomendação do especialista. “A rotina do paciente deve sempre seguir orientações do médico que o acompanha, prescrevendo suplemento pronto ou manipulado, com a dose diária recomendada para aquele paciente. Ele pode ser ingerido em sachês, diluído em líquidos, em cápsulas ou até manipulado em gomas. Preferencialmente ingerido perto de uma refeição e nunca aumentar a dose recomendada pois não há comprovação de que o corpo consiga absorvê-lo”, revela Dra. Tatiane.

É possível combinar procedimentos estéticos com suplementação oral?

Você não só pode como deve! A associação de produtos e procedimentos com esse método suplementar torna a reposição do colágeno com ácido hialurônico ainda mais eficaz. “Todo tratamento combinado, seja ele tópico, oral ou injetável, vai com toda certeza garantir um resultado mais satisfatório. Isso acontece pois as diversas ‘entregas de ácido hialurônico’ ou vias de administração de antioxidantes garantem uma maior e melhor distribuição dos ativos”, esclarece a dermatologista. 

Produtos relacionados

Produtos tópicos teriam uma melhor penetração nas camadas mais superficiais, levando em consideração que os ácidos hialurônicos para esses princípios são de alto peso molecular e garantiriam uma distribuição mais superficial. Injetáveis com ácido hialurônico seriam capazes de, além da hidratação mais profunda, preencher espaços em camadas diferentes, elevando sulcos e depressões e melhorando a qualidade da pele”, conclui a médica. 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 23 de Dezembro de 2021
Modificada em: 23 de Dezembro de 2021

Dra. Tatiane Curi

Palavra do Dermatologista

Dra. Tatiane Curi

CRM: 108107

Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Hidratante facial: saiba tudo o que esse produto deve ter para cuidar bem da sua pele

Hidratante facial: saiba tudo o que esse produto deve ter para cuidar bem da sua pele

Ácido Hialurônico

O que é ácido hialurônico? Conheça o guia completo dessa substância hidratante e veja onde encontrá-la

O que é ácido hialurônico? Conheça o guia completo dessa substância hidratante e veja onde encontrá-la

Ácido Hialurônico

Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele

Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele

Ácido Hialurônico

Vitamina C com ácido hialurônico: como juntar esses dois ativos super importantes para a saúde da pele!

Vitamina C com ácido hialurônico: como juntar esses dois ativos super importantes para a saúde da pele!

Ácido Hialurônico

Sérum vitamina C + ácido hialurônico: como usar, benefícios, porque apostar nessa dupla

Sérum vitamina C + ácido hialurônico: como usar, benefícios, porque apostar nessa dupla

Ácido Hialurônico

Produtos com ácido hialurônico para cada necessidade da sua pele

Produtos com ácido hialurônico para cada necessidade da sua pele

Ácido Hialurônico

Últimas Matérias

Além das rugas no rosto: mitos e verdades do que acontece na pele da mulher durante a menopausa Mancha vermelha na pele do rosto: Conheça a solução para cada causa dessas marcas Alergia na pele que coça e fica vermelho e inchado: conheça as causas da urticária e como tratar Seborreia ou dermatite seborreica: o que é? Por que fica mais intensa no inverno? 5 dúvidas sobre a doença Ordem do skincare: passo a passo de quando aplicar cada produto na pele Menopausa precoce também pode afetar a pele? Conheça as causas e como lidar com esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência