A axila é uma região rica em glândulas sudoríparas, que produzem o suor, ou melhor dizendo a sudorese. Mas muitas pessoas se incomodam quando essa característica acaba se transformando em algo excessivo, refletindo na alta transpiração. É possível dar um fim nesse problema? O DermaClub entrevistou a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, que listou 6 dicas para evitar a alta sudorese.
Quais fatores ajudam a produzir mais suor nas axilas?
Sabemos que o suor é uma defesa do organismo para equilibrar a temperatura corporal. Porém, a médica explica que, principalmente nas axilas, ele pode ser induzido por alguns fatores, como: “Mudanças de temperatura (calor), exercícios físicos, fatores emocionais – como estresse e a ansiedade -, desequilíbrios hormonais, substâncias e alimentos termogênicos (que aumentam a temperatura corporal) e tecidos sintéticos que abafam o local”.
6 dicas para evitar a transpiração nas axilas
A Drª Betina garante que é possível diminuir a sudorese através de procedimentos dermatológicos, como a aplicação de toxina botulínica, cirurgia e o uso de desodorantes específicos, por exemplo. A profissional, listou 5 dicas que funcionam:
1) Usar desodorantes com substâncias que retenham o suor;
2) Apostar na aplicação de toxina botulínica, já que essa age bloqueando e paralisando as glândulas que produzem o suor - no entanto, é importante ter a avaliação do seu dermatologista;
3) Já a cirurgia corta o nervo simpático que inerva as glândulas sudoríparas e produzem suor - veja com o seu dermatologista se o procedimento é necessário;
4) Prefira roupas de tecidos leves, como algodão, que permitem que a pele respire, evitando a transpiração intensa;
5) Evite alimentos apimentados, pois eles estimulam mais produção de suor;
6) Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros. Esses vícios também podem colaborar para a sudorese.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 28 de Dezembro de 2018
Modificada em: 14 de Maio de 2019

Palavra do Dermatologista
Dra. Betina Stefanello
CRM: 52-913715
Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!