A pele sensível e irritada costuma causar muitos incômodos: além das manchas vermelhas, da coceira, ardência e repuxamento após a limpeza, muitas vezes esse tipo de condição afeta a qualidade de vida do paciente. Pensando nisso, o DermaClub entrevistou a dermatologista Tatiane Curi, de São Paulo, que indicou os melhores cuidados e produtos para a pele com irritação. Veja só!
O que é uma pele irritada? Entenda as características
A pele irritada é aquela pele hiper-reativa, ou seja, que pouco suporta a ação de muitos medicamentos e produtos de uso tópicos, reage facilmente com a poluição, vento, frio e calor em excesso. “Muitas vezes o paciente tem queixas mais intensas, como a pele extremamente ressecada, descamativa e que arde facilmente com o uso de qualquer cosmético e sensação de pinicação ou coceira”, esclareceu a médica. Clinicamente, a pessoa que possui essa condição pode apresentar lesões avermelhadas que descamam, bolinhas muito parecidas com espinhas, ou até rosácea.
Produtos indispensáveis na rotina de pele irritada
O primeiro ponto que devemos considerar ao escolher um produto para a pele irritada é o veículo (textura). “Veículos muito pesados e oleosos, como cremes, pomadas ou loções cremosas, na maioria das vezes, deixam a pele com excesso de oleosidade e cheia de lesões vermelhas. Também é importante evitar o uso de essência ou álcool na formulação, além de parabenos e conservantes”, atentou a dermatologista. Sendo assim, dê preferência a dermocosméticos - gel de limpeza, solução micelar, hidratante, protetor solar e antioxidante - com as seguintes características:
Textura:
- Séruns;
- Loções oil free;
- Gel-creme;
Ativos:
- Água termal;
- Ceramidas;
- Niacinamida
- Manteiga de karité;
- Vitamina E
- Vitamina B5
Dicas da dermatologista: 9 cuidados com a pele irritada para mantê-la saudável
1) Faça a limpeza de pele com sabonetes em gel sem muito sulfato, dando preferência aos syndets (sabonetes para alérgicos) ou loções de limpeza sem álcool;
Produtos relacionados
2) Aposte em hidratantes faciais leves com prebióticos e água termal, que ajudam a reequilibrar a barreira e a microbiota da pele, deixando sua superfície perfeita;
Produtos relacionados
3) Não esqueça do protetor solar com amplo espectro e com FPS 30, no mínimo, para prevenir os danos da radiação solar;
Produtos relacionados
4) À noite, use produtos com os ativos que ajudam a revitalizar e a recuperar a pele do dano oxidativo e da poluição ao qual a pele se expõe durante o dia, diminuindo a chance de inflamações e ardor;
Produtos relacionados
5) Evite se expor a temperaturas extremas. Isso vale para banhos muito quentes e demorados com buchas ou esponjas que agridem a pele e removem a camada protetora;
6) Tenha uma alimentação adequada e beba bastante água;
7) Use maquiagem com ativos hipoalergênicos e sem muitas essências;
8) Evite o estresse. Lembre-se que ele também dispara mediadores inflamatórios;
Dermatologista:
Drª. Tatiane Curi / CRM: 108107
Médica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 04 de Outubro de 2018
Modificada em: 21 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiane Curi
CRM: 108107
Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!