Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Acne hormonal: como tratar a oleosidade, cravos e espinhas no rosto por ovários policísticos (SOP)

Veja como lidar com esse tipo de acne hormonal
Veja como lidar com esse tipo de acne hormonal

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

A acne hormonal, também conhecida como um quadro de acne adulta, pode surgir por diferentes casos de alterações hormonais entre as mulheres. Um dos diagnósticos mais comuns nos consultórios dermatológicos é provocado pela síndrome de ovários policísticos (SOP). De acordo com um estudo norte-americano , uma a cada 15 mulheres convivem com essa alteração, que acaba deixando o rosto oleoso, consequentemente, levando à a formação de cravos e espinhas.

A maior dúvida entre as pacientes que enfrentam essa condição é o tempo que as lesões duram no rosto, que podem piorar com o passar dos dias e gerar marcas de espinhas na pele por conta da alta inflamação. Para esclarecer essas e outras questões sobre o assunto, o DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Marçon que explicou como tratar a acne hormonal por ovários policísticos de forma correta e melhorar o aspecto das lesões. Veja só!

Produtos relacionados

Acne hormonal por ovários policísticos: como saber se tenho?

A acne hormonal por SOP é causada pela presença de microcistos nos ovários. Segundo a médica, o diagnóstico é feito através da ultrassonografia e do exame de sangue para conferir as taxas hormonais. Além das cólicas e alterações no ciclo menstrual, as maiores suspeitas dessa síndrome também surgem na pele, com a formação de cravos e espinhas severas em várias partes do corpo, como explica Dra. Carolina: “A acne causada pelo SOP costuma aparecer na parte inferior do rosto, como no queixo e na lateral da face, se estendendo para o pescoço e colo”.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Embora a SOP seja a maior culpada para a formação desse tipo de acne hormonal, a dermatologista ressalta outros fatores que podem contribuir para a piora das espinhas, entre eles: “O estresse, poluição e fatores alimentares podem contribuir para a formação da acne causada pela síndrome de ovários policísticos”.

Produtos relacionados

Como tratar acne hormonal? Dermatologista indica todos os cuidados

O tratamento para esse tipo de acne hormonal é multidisciplinar e requer 3 frentes: uma boa alimentação, prática regular de atividades físicas e uma rotina regrada de skincare. Especialistas dizem que só adotando uma dieta saudável, o paciente já consegue perceber mudanças significativas na pele. Mas, para alcançar um resultado mais promissor é importante exercer todas as medidas citadas.

A alimentação deve ser a mais natural possível. Sendo assim, o paciente precisa excluir todos os alimentos processados e industrializados do seu cardápio e investir em frutas, vegetais, grãos e hortaliças. Já a regularidade dos exercícios físicos, também é fundamental para ajudar no controle dos níveis hormonais. Quanto ao tratamento dermatológico, a médica conta que deve ser feito com a junção de procedimentos estéticos e uma rotina de skincare em casa:

“A realização de peelings, terapia fotodinâmica e lasers para secar as lesões e remover as células mortas, além disso, usar produtos adequados para a pele acneica com ativos anti-inflamatórios e que ajudam a controlar a oleosidade". A Dra. Carolina também ressalta a importância em preservar a barreira da pele para evitar o ressecamento e o aumento da sensibilidade. Neste caso, a especialista indica o uso de hidratantes para diminuir os efeitos colaterais.

Produtos relacionados

Rotina de skincare para a pele acneica

  • 1. Lave o rosto com um gel de limpeza com ativos que ajudam a limpar a pele e, ao mesmo tempo, controlar a oleosidade ao longo do dia, como o ácido salicílico, LHA e ácido glicólico.

  • 2. Para uma limpeza mais eficiente, aposte em um tônico facial com a função de remover as impurezas da pele acneica, que ajude a controlar a oleosidade e descongestionar os poros.

  • 3. Após o ritual de limpeza, chegou a hora de aplicar o sérum de tratamento. Para a pele com acne, o recomendado é que o produto tenha ação antioleosidade, que ajude na melhora das espinhas e das marcas de acne.

  • 4. Finalize com um protetor solar para a pele com espinhas. Esse produto precisa ter textura leve, toque seco ou efeito matte, além de ativos que auxiliam no controle da oleosidade.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 18 de Janeiro de 2022
Modificada em: 19 de Maio de 2022

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Produtos para pele oleosa: conheça os 4 melhores para combater a oleosidade, cravos e espinhas

Produtos para pele oleosa: conheça os 4 melhores para combater a oleosidade, cravos e espinhas

Pele oleosa

Como acabar com as espinhas? Veja algumas opções de tratamentos para sua skincare

Como acabar com as espinhas? Veja algumas opções de tratamentos para sua skincare

Acne e espinha

Cravos na pele oleosa: quais hábitos e cuidados são importantes para diminuir a formação de comedões?

Cravos na pele oleosa: quais hábitos e cuidados são importantes para diminuir a formação de comedões?

Pele oleosa

Sérum com vitamina C de La Roche-Posay: conheça o Salicily C10 para a pele oleosa e sensível

Sérum com vitamina C de La Roche-Posay: conheça o Salicily C10 para a pele oleosa e sensível

Pele oleosa

Protetor solar para pele oleosa: como escolher o melhor? Conheça 4 opções de produtos

Protetor solar para pele oleosa: como escolher o melhor? Conheça 4 opções de produtos

Pele oleosa

Pele oleosa: quais ativos e tipos de produtos devem ser evitados por quem tem esse tipo de pele?

Pele oleosa: quais ativos e tipos de produtos devem ser evitados por quem tem esse tipo de pele?

Pele oleosa

Últimas Matérias

Vitamina C para o rosto: para que serve? 4 funções do produto para a pele Niacinamida e vitamina C podem ser usadas juntas? Descubra os benefícios desses ativos Como hidratar a pele sensível? Conheça os principais cuidados com a hidratação deste tipo de pele Qual é o melhor ácido hialurônico para a pele? Shampoo para queda de cabelo: para que serve? Como usar? Qual é o mais indicado? Sentir coceira na pele pode ser resultado da falta de hidratação?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência