Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Pés rachados e mãos ressecadas: saiba como fazer um ritual de hidratação em casa

Suas mãos e pés estão ressecados? Veja o que fazer para acabar com isso!
Suas mãos e pés estão ressecados? Veja o que fazer para acabar com isso!

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Mãos ressecadas e pés rachados são consequências da pele seca. Quem convive com esses problemas sabe o quão incômodos eles podem ser. Essas regiões do corpo, como estão mais expostas durante as tarefas diárias, como andar e lavar a louça, são facilmente atingidas pelo ressecamento. E o segredo para evitar a pele ressecada é um só: hidratação! A dermatologista Carolina Marçon e o DermaClub te ajudam a criar uma rotina de hidratação em casa perfeita para acabar com as mãos ressecadas e os pés rachados. Confira!

Por que os pés e mãos ficam tão ressecados?

Se a pele é um órgão só, por que as mãos e os pés são alvos mais frequentes do ressecamento excessivo? A dermatologista desvenda esse mistério: “Os pés e mãos ficam ressecados mais do que o restante do corpo pois são áreas que estão mais expostas. Produtos como o detergente e o sabonete também podem remover a barreira de proteção da pele (chamada de manto hidrolipídico) e ela perde mais água para o ambiente, tendendo a ficar mais ressecada”.

Álcool em gel: uso constante exige hidratante para mãos

Hoje em dia, o uso constante do álcool em gel para a higienização das mãos é outro fator capaz de deixar as mãos ressecadas. Apesar de extremamente necessário, Dra. Carolina comenta que o excesso de álcool nas mãos pode deixar a pele seca. “Principalmente nesse tempo de pandemia, as mãos estão constantemente expostas ao uso de álcool em gel, que acaba danificando a barreira de proteção natural da pele. O ideal é buscar um álcool em gel menos agressivo, com substância siliconada, livre de corantes e perfume, pois este último acaba contribuindo para a irritação e alteração da barreira. Além disso, a fragrância pode aumentar o risco de dermatite de contato”, esclarece a médica.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Hidratação para os pés: como se livrar do pé ressecado?

De acordo com a dermatologista, os fatores que podem deixar os pés ressecados são a sobrecarga e a superexposição. “O uso de sapato aberto expõe bastante o pé, mas o que mais causa o ressecamento é a pressão, pois os pés sustentam o peso de todo o corpo. Em pessoas que têm uma distribuição de peso em uma região do pé maior do que no outro, essa sobrecarga acaba ressecando ainda mais, pois é uma reação do organismo ao estresse de repetição”, comenta Dra. Carolina.

O tipo de sapato usado também diz tudo sobre os pés rachados. “A pele produz queratina numa tentativa de defesa contra a pressão e isso causa aquela sensação de pele espessa e áspera, com rachaduras. Um exemplo clássico são pessoas que usam muito sapato baixo e colocam muita pressão no calcanhar: essa parte do pé tende a ser mais grossa. Já as pessoas que usam muito salto possuem a planta do pé mais grossa, por conta da pressão excessiva nesta região”, informa a profissional.

Como criar um ritual de hidratação caseiro?

Rotina hidratante para mãos ressecadas

Produtos relacionados

“Tanto para os pés quanto para as mãos, a hidratação é fundamental”, explica a dermatologista. Uma dica de ouro da Dra. Carolina é dar atenção para a higienização das mãos e para os produtos utilizados: “É importante também lavar as mãos mais do que usar álcool em gel, sempre com sabonete neutro ou dermatológico específico, com composição hidratante para as mãos. O sabonete líquido tem um pH mais próximo da nossa pele do que o sabonete em barra (que possui soda cáustica), então, a preferência é sempre dos líquidos. Uma opção interessante é o sabonete de bebê, que possui maior delicadeza com a pele”.

“Também é muito importante usar produtos específicos, como um creme hidratante que tenha como função a reposição de barreira, como o ácido hialurônico, D-Pantenol, ceramidas, vitamina E e outros. Esses ativos têm a finalidade de trazer a água para a pele e fazer a hidratação adequada. Toda vez que lavar as mãos, hidrate-as bem em seguida para evitar o ressecamento”, diz Dra. Carolina.

Rotina hidratante para os pés rachados

Produtos relacionados

Pés também merecem produtos específicos para eles. “A prioridade é para os que contêm em sua formulação ureia e ácido salicílico, que tem ação queratolítica, mas é sempre importante cuidar da causa do ressecamento e das rachaduras”, diz a dermatologista. Dra. Carolina também alerta para o uso da lixa para os pés: “A lixa é interessante para retirar o acúmulo de queratina, mas pode piorar a situação. A queratina que está no pé tem efeito protetor, para defender o pé do trauma externo. Se o pé não for adequadamente hidratado depois de lixar, esse ressecamento pode voltar de forma ainda mais intensa, pois a pele reagirá para proteger o pé daquela agressão”.

“Casos de pé muito espessos podem ser tratados com altas concentrações de ureia e ácido salicílico e oclusão com plástico filme, para potencializar a penetração e proporcionar um resultado positivo”, comenta a especialista. “Em casa, é interessante fazer um escalda-pés de duas a três vezes por semana para amolecer a pele, passar um produto esfoliante para remover o excesso de células de queratina acumuladas e hidratar bastante. O pulo do gato é colocar uma meia para potencializar a hidratação. Esse ritual também ajuda a relaxar, pois é um momento de autocuidado. Você pode adicionar algumas gotinhas de essência da sua preferência”, finaliza a médica.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 08 de Novembro de 2021
Modificada em: 08 de Novembro de 2021

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Caspa pode causar a queda de cabelo? Saiba como acabar com a perda dos fios e tratar a dermatite seborreica

Caspa pode causar a queda de cabelo? Saiba como acabar com a perda dos fios e tratar a dermatite seborreica

Caspa

Como diminuir a caspa da dermatite seborreica: rotina capilar + cuidados com o couro cabeludo descamando

Como diminuir a caspa da dermatite seborreica: rotina capilar + cuidados com o couro cabeludo descamando

Caspa

Shampoo para caspa: como usar e escolher o melhor produto para tratar a coceira na cabeça?

Shampoo para caspa: como usar e escolher o melhor produto para tratar a coceira na cabeça?

Caspa

Como diminuir a oleosidade do cabelo: produtos e cuidados para tratar a caspa, coceira e dermatite seborreica

Como diminuir a oleosidade do cabelo: produtos e cuidados para tratar a caspa, coceira e dermatite seborreica

Caspa

Esfoliante para o couro cabeludo: ajuda com a caspa? Resseca o cabelo? 4 mitos e verdades sobre o assunto

Esfoliante para o couro cabeludo: ajuda com a caspa? Resseca o cabelo? 4 mitos e verdades sobre o assunto

Caspa

Shampoo anticaspa: posso usar todos os dias? Resseca o couro cabeludo? Entenda!

Shampoo anticaspa: posso usar todos os dias? Resseca o couro cabeludo? Entenda!

Caspa

Últimas Matérias

Saiba como o retinol ajuda no tratamento de rugas e mantém a pele jovem por mais tempo Preenchimento com ácido hialurônico: quanto tempo dura? Cabelo crespo: conheça os cuidados, curvatura dos cachos, finalização, penteados e muito mais! Sérum com vitamina C para o rosto: conheça as diferenças entre os produtos de SkinCeuticals Vitamina C + protetor solar: conheça os benefícios da combinação desses dois produtos Como incluir um sérum com ácido hialurônico na rotina de skincare?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência