Produtos relacionados
Recentemente você colocou um piercing e não sabe muito bem como cuidar desse novo acessório. O profissional que colocou, deve ter explicado rapidamente como limpar o local e o que não comer para evitar futuras inflamações, certo? Mas, na prática, como deve ser a rotina de cuidados para ter uma boa recuperação após a aplicação da jóia? Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Christiane Gonzaga, do Rio de Janeiro, que indicou 5 hábitos para praticar com o seu piercing.
O que acontece com a minha pele quando coloco um piercing?
Quando colocamos um piercing, ganhamos um tipo de ferimento na pele. A partir daí, o nosso organismo inicia um estado de reação inflamatória com a finalidade de tratar a área lesionada. “Essa alteração acontece de forma controlada, desde que a sua pele esteja limpa e o piercing seja colocado com as condições de antissepsia adequadas - usando material esterilizado e tendo a região do furo higienizada -, a reação inflamatória ajuda a sanar os tecidos que foram agredidos durante a perfuração”, explicou a médica.
É importante ressaltar que a escolha de um local especializado é fundamental para a recuperação do furo. Caso as medidas de higiene não sejam observadas, a pessoa pode ter um processo infeccioso ou até mesmo formar cicatrizes atróficas, hipertróficas e queloides - principalmente em quem apresenta predisposição dessas lesões.
Como evitar inflamações no local do piercing?
- Sempre lavar as mãos antes de tocar no piercing;
- Limpar a pele em volta do local lesionado com gaze umedecida com soro fisiológico;
- A higiene da região deve ser feita com um sabonete neutro ou antibacteriano;
- Manter o local onde foi feito o furo seco e bem arejado;
- Além disso, pode ser prescrita uma pomada de antibiótico no local para evitar qualquer infecção.
O que fazer para o local do piercing cicatrizar logo?
A Drª Christiane explica que o tempo de cicatrização vai depender do local onde o piercing foi colocado, mas, em geral, demora entre sete a 10 dias. “Durante esse período, forma-se uma casquinha em volta do furo que não deve ser retirada de jeito nenhum. É importante esperar cair naturalmente para evitar um novo ferimento”.
Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

Como evitar que o local do piercing fique com queloide?
Não tem como prever o aparecimento do queloide. “Geralmente pessoas com a pele negra têm mais tendência a ter essa cicatriz, mas isso não significa que os caucasianos ou brancos não terão queloides”, esclareceu a médica. O ideal é ir acompanhando a cicatrização do local e caso a lesão se forme, é importante procurar um dermatologista para o tratamento.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 13 de Setembro de 2019
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Christiane Gonzaga
CRM: 52646652
Dra. Christiane Gonzaga é especialista em Dermatologia, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É membro da Sociedade Internacional de Dermatologia, membro da Sociedade Americana de Dermatologia Cosmética e membro da Academia Americana de Dermatologia. A especialista faz constantes atualizações nos mais importantes Congressos Dermatológicos nacionais e internacionais.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!