Produtos relacionados
Quem tem a pele oleosa , além de conviver com o excesso de brilho, enfrenta um problema bastante habitual no rosto: os poros dilatados - pequenas aberturas responsáveis pela saída de pelos, suor e oleosidade. Embora seja uma característica comum desse tipo de pele, os furinhos acabam se tornando motivo de incômodo. Assim, muita gente acaba procurando alternativas para tratar os poros aparentes. Afinal de contas, é possível acabar com esse problema? O DermaClub conversou com a dermatologista, Lilia Guadanhim, de São Paulo, para esclarecer as possíveis soluções.
O que causa a dilatação dos poros?
Embora sejam muito confundidos com cravos - pela aparência de pontinhos pretos - as glândulas sebáceas dilatadas, popularmente conhecidas como poros, costumam surgir na “zona T” da face, principalmente no nariz. “Só no rosto, existem aproximadamente 300 mil poros. Eles tendem a ser maiores em áreas mais oleosas e com pelos bem finos”, explicou a médica. O problema, no entanto, pode ser agravado pelo entupimento dos poros devido à produção demasiada de queratina que atrapalha a saída do sebo. Outro motivo para a dilatação é o uso excessivo de produtos muito adstringentes, hábito que pode causar o efeito oposto, aumentando a oleosidade da região.
Com alguns cuidados diários, é possível evitar que os poros fiquem dilatados
De acordo com a Dra. Lilia, o uso do protetor solar diário é o principal cuidado para evitar o surgimento de poros dilatados. Além disso, a médica ressalta outros gestos bem simples que precisam entrar na rotina da pele oleosa, como: “A higienização, com produtos seborreguladores; a hidratação, que ajuda a manter os poros menos aparentes; a remoção da maquiagem antes de dormir; e a esfoliação que deve ser feita semanalmente”, indicou.
Afinal, quem tem poros dilatados consegue acabar com o problema?
Se você tem esse problema e pensa em tratar, os cuidados podem ser feitos através do uso tópico de dermocosméticos e de procedimentos clínicos. “No consultório, temos diversas opções que vão desde microdermoabrasão - peeling de cristal -, peelings químicos e lasers, que podem melhorar a textura da pele e a aparência dos poros”, explicou. Para a rotina diária, além dos cuidados já citados, a Dra. Lilia indica o uso de produtos com efeito blur, que ajudam a disfarçar essas pequenas aberturas e ainda reduzem o excesso de brilho aparente.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 06 de Fevereiro de 2018
Modificada em: 22 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Lilia Guadanhim
CRM: 133850
Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!